Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/05/2022 - Notícias

Adufg-Sindicato participa de ato em defesa da reposição salarial de 19,99% para servidores públicos

Manifestação foi realizada em Goiânia

Adufg-Sindicato participa de ato em defesa da reposição salarial de 19,99% para servidores públicos

Representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participaram nesta quinta-feira (19/05), em Goiânia, de ato público em defesa da reposição emergencial de 19,99% para todos os servidores públicos. O ato foi organizado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, Democracia e Soberania. "Estamos há mais de cinco anos sem receber qualquer reajuste. Além disso, os professores federais já acumulam perdas inflacionárias de 40%, enquanto o Governo Federal não recebe nossa pauta e continua inerte à situação. Não podemos aceitar e vamos continuar lutando por nossos direitos", afirmou a diretora de Convênios e de Assuntos Jurídicos do sindicato, professora Ana Christina de Andrade Kratz.

Na ocasião, o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, professor Abraão Garcia Gomes destacou que é compromisso do Adufg-Sindicato defender os sindicalizados em relação à pauta e que a entidade continuará lutando para que o Governo Federal note a urgência do reajuste salarial. “Estamos vivendo um período com uma inflação galopante, com tudo em alta, enquanto nossos salários continuam defasados. Mais do que nunca, precisamos intensificar a luta em defesa da categoria e demonstrar a importância do serviço público para a sociedade em geral, especialmente dos menos favorecidos”.

Mobilização
O Adufg-Sindicato está empenhado na luta pela reposição emergencial. A entidade tem participado de diversas ações neste sentido também em Brasília.No último mês, a diretoria emitiu, ainda, uma nota de repúdio contra a proposta de concessão de 5% de reajuste por parte da gestão Bolsonaro-Guedes ao funcionalismo. No entanto, o percentual não alcança nem mesmo um terço dos 19,99% referente à inflação do governo de Jair Bolsonaro (PL).

A entidade pontuou que a inflação acumulada dos últimos 12 meses já é de 11,3%, segundo dados deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E outro ponto a ser considerado é que o Governo não esclareceu questões fundamentais sobre o tal reajuste de 5%, como por exemplo se ele será dado aos aposentados, se será sobre o salário base ou o conjunto dos vencimentos, ou mesmo a partir de quando ele seria incorporado aos salários dos servidores.