Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/06/2022 - Notícias

Professores da UFG lançam livro no Adufg-Sindicato nesta quinta-feira (30/06)

Entidade passa a abrir espaço para o lançamento de livros de docentes

Professores da UFG lançam livro no Adufg-Sindicato nesta quinta-feira (30/06)

Com a inauguração da sua nova sede, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) passou a abrir espaço para o lançamento de livros de docentes. Nesta quinta-feira (30/06), às 19h30, serão lançados duas obras: "Integración Económica Europea, Mercosur Y Alca: consecuencias para el mundo del trabajo", do professor Elias Nazareno, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (FH/UFG); e “História da saúde e das doenças escritas contemporâneas”, da professora Sônia Maria de Magalhães, também da FH/UFG.

O livro do professor Elias mostra como a intensa participação de diferentes atores sociais nos processos de integração regional possibilitou um aprofundamento da democracia, sobretudo na América Latina. A tese que deu origem à obra recebeu o Prêmio Extraordinário como tese do ano de 2003, da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da Universidade de Barcelona. "Gostaria de salientar que resolvi manter o texto e os dados da tese praticamente inalterados, pois assim o leitor dos anos 2020 poderá ter uma ideia aproximada do cenário que o mundo atravessava naquele período”, relata o docente.

Já no livro “História da saúde e das doenças escritas contemporâneas”, a professora Sônia convida o leitor a pensar para além da dimensão biológica do corpo, do viver e do morrer, e relacioná-la com os aspectos sociais, políticos e culturais. “A História traz à tona desde as mazelas do humano e as catástrofes e medos coletivos até a luta cotidiana pela sobrevivência e a constituição de conhecimentos e práticas para o bem-estar comum. Na perspectiva da compreensão da História da Saúde e das Doença há um campo amplo, fértil e que convida ao cultivo”, destaca.