Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/07/2022 - Notícias

Adufg participa de evento nacional para discutir os rumos da Educação

Evento reúne delegações de todos os sindicatos federados do País, entre eles o Adufg-Sindicato

Adufg participa de evento nacional para discutir os rumos da Educação

O XVIII Encontro Nacional da Proifes-Federação tem início nesta terça-feira (12/07), em Natal (RN), e vai até a próxima quinta-feira (14/07), reunindo delegações de todos os sindicatos federados do País, entre eles o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). Com seis eixos norteadores, o evento aborda questões como o Plano Nacional de Educação (PNE); formação; carreira; remuneração e condições de trabalho dos profissionais da Educação.

“Trata-se de um encontro fundamental para discutirmos os rumos da Educação brasileira, especialmente neste cenário atual, marcado pelos cortes orçamentários que podem inviabilizar o funcionamento das instituições federais de ensino. A troca de ideias com diferentes delegações fomenta o debate político e nos encoraja a seguirmos nossa luta em busca de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, reforça o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, um dos presentes pela entidade.

Além dele, participam pelo Adufg, o diretor administrativo, professor João Batista de Deus; a diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior, professora Geovana Reis; o diretor de Assuntos Interinstitucionais, professor Luís Antônio Serrão Contim; e os delegados eleitos pelos docentes sindicalizados.

Os debates do XVIII Encontro Nacional da Proifes-Federação estão distribuídos em seis eixos. Confira!

Eixo I – A crise da sociedade brasileira. Seu aprofundamento em 2022 e os reflexos nas IFES

Eixo II – PNE: a necessidade de um debate sobre seu futuro

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e diversidade: o papel da Federação nessa luta

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde: o papel da Federação nessa luta

Eixo V – A defesa da autonomia e a gestão democrática nas IFES: a necessidade de aprofundar a democracia nesse espaço

Eixo VI – Os desafios da construção de uma Nação Soberana e a atuação da Federação nesse processo.