Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/07/2022 - Notícias

Com a presença do Adufg-Sindicato, começa oficialmente o XVIII Encontro Nacional da Proifes-Federação

Até a próxima quinta-feira (14/07), estão em pauta assuntos relacionados às instituições federais de ensino superior

Com a presença do Adufg-Sindicato, começa oficialmente o XVIII Encontro Nacional da Proifes-Federação

Após dois anos sem ser realizado de forma presencial, o XVIII Encontro Nacional da Proifes-Federação teve início na noite de terça-feira (12/07), em Natal (RN), em solenidade que reuniu convidados, palestrantes e representantes da diretoria e delegações de todos os sindicatos federados, entre eles o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). Até a próxima quinta-feira (14/07), estão em pauta assuntos relacionados às instituições federais de ensino superior, com o objetivo de contribuir para traçar diretrizes de atuação da Federação para o próximo período.

“Estamos vivendo um período de constantes ataques ao ensino nacional brasileiro, ausência de reajuste salarial dos servidores e servidoras, além de investidas contra a nossa democracia. Diante disso, esse encontro com dirigentes de diversas partes do país possibilita uma troca saudável de informações e fortalece a nossa luta. Serão dias bastante proveitosos”, diz o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, que participa evento juntamente com outros membros da diretoria da entidade.

Na solenidade de abertura, o presidente interino da Proifes-Federação, Francisco Wellington, explicitou as lutas diárias que consomem o povo brasileiro, rememorando os mortos pela pandemia, o caso Genivaldo de Jesus, morto covardemente pela Polícia Federal em maio deste ano em Umbaúba (SE). “Ao reunir os professores da Proifes para debater a nossa carreira acadêmica, precisamos olhar para esse cenário sombrio para compreender o papel que temos. Não há mais espaço para abstenção”, enfatizou.

A solenidade contou, ainda, com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT/RN) e mensagem do presidente da Proifes, Nilton Brandão, afastado da gestão por problemas pessoais.

O evento segue por mais dois dias de debates e atividades em prol da educação brasileira. Para conferir a programação completa, clique aqui.