Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/07/2022 - Notícias

Adufg Saúde: pesquisadora do IPTSP responde principais dúvidas sobre a varíola dos macacos

Apesar de estar ganhando notoriedade nos veículos de comunicação de todo o mundo, a varíola dos macacos ainda gera dúvidas e bastante receio na população

Adufg Saúde: pesquisadora do IPTSP responde principais dúvidas sobre a varíola dos macacos

O casos confirmados de varíola dos macacos crescem a cada dia no Brasil. A doença é causada por um vírus que pertence ao gênero ortopoxvírus, e os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), calafrios e exaustão. Após três dias do início da febre, o paciente desenvolve erupção cutânea.

Apesar de estar ganhando notoriedade nos veículos de comunicação de todo o mundo, a varíola dos macacos ainda gera dúvidas e bastante receio na população. Nesta edição do Adufg Saúde, a pesquisadora e docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG), Menira Borges, comenta sobre os principais pontos da doença, como as formas de contágio, origem, imunização, prevenção, grupos de risco e a probabilidade do vírus deflagrar uma nova pandemia.