Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/07/2022 - Notícias

Autoridades e lideranças sindicais destacam importância do Adufg-Sindicato

Autoridades e lideranças sindicais destacam importância do Adufg-Sindicato

Diversas autoridades, lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais prestigiaram na noite desta quinta-feira (28/07), a solenidade de posse da 20ª diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). Na ocasião, todos eles ressaltaram a importância da entidade na luta pela categoria e pelo ensino público, gratuito e de qualidade. Eles também declararam confiança na nova gestão, que será liderada pelo professor Geci Silva.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou o papel da entidade na construção de políticas de melhoria das condições de trabalho e da educação. “Para nós, ter uma diretoria composta por docentes que representam a pluralidade da comunidade acadêmica é muito importante. Procuramos manter uma relação política, madura e respeitosa. Afinal, o diálogo é fundamental em qualquer circunstância”, declarou.

O secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano Rocha Lima – que representou o governador Ronaldo Caiado -, também falou sobre a importância do diálogo. “O Adufg é uma entidade muito importante porque busca soluções para os desafios que a categoria representada enfrenta. É um sindicato que trabalha com seriedade”, disse.

Representante da Proifes-Federação, o professor João Batista de Deus, reforçou o papel do sindicato nas discussões de âmbito nacional. “O que garante o fortalecimento das lutas nacionais é a unidade dos sindicatos locais. O Adufg, sem dúvidas, tem papel decisivo neste processo”, ressaltou.

O presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn-Sindicato), Oswaldo Negrão, ressaltou a atuação do Adufg contra a proposta de reforma administrativa do Governo Federal. “A PEC 32 representaria a destruição dos serviços públicos como um todo. O Adufg-Sindicato esteve presente em todas as mobilizações que realizamos em Brasília. Com muita união, conseguimos enfraquecer a proposta”, disse.

Para o vereador Anselmo Pereira, o Adufg-Sindicato é um defensor da democracia. “É uma entidade que luta com base nos princípios democráticos, um dos pilares mais importantes da nossa sociedade”, reconheceu. O presidente da Associação de Egressos e Egressas da UFG, Eliomar Pires, destacou as conquistas do sindicato nos últimos anos. “Nem a pandemia conseguiu impedir o Adufg de atuar em defesa da categoria”.

Também estiveram presentes na solenidade o reitor da UFJ, professor Américo Nunes; o professor Moisés Fernandes (representando a reitora da UFCAT), o presidente do Sint-Ifes, Fernando César Mota; e o secretário municipal de Governo, Michel Magul (representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz).