Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 10/08/2022 - Notícias

Desafios das mulheres cientistas são discutidos em evento promovido pelo Adufg-Sindicato

Na ocasião, foi exibido o documentário “Ciência: Luta de Mulher”

Desafios das mulheres cientistas são discutidos em evento promovido pelo Adufg-Sindicato

“As mulheres ocupam espaços importantes na ciência e precisam ser cada vez mais fortalecidas dentro desse espaço”, afirmou a 1ª vice-presidenta do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professora Luciene Dias, na noite desta terça-feira (09/08), após a exibição do documentário “Ciência: Luta de Mulher”. O filme foi produzido pelo Observatório do Conhecimento em parceria com sindicatos de todo o Brasil, entre eles o Adufg.

Após a exibição, foi realizado um debate entre cientistas mulheres que atuam na Universidade Federal de Goiás (UFG). “Essa troca de experiência nos fortalece dentro desse processo de elaboração do conhecimento”, ressaltou Luciene. Um dos principais objetivos do documentário é mostrar que os caminhos da ciência são para todas as mulheres, independente do ponto de partida ou da disciplina a qual se dediquem.

Presidente do Adufrj-Sindicato e coordenadora do Observatório do Conhecimento, a professora Mayra Goulart explicou que o documentário foi produzido como parte de uma política de fortalecimento da presença das mulheres nos mais diferentes espaços. “A defesa do conhecimento e das universidades só faz sentido se entendermos a ciência como espaço de pluralidade”, disse.

Para a diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, professora Maria Clorinda Fioravanti, lembrou que as mulheres ainda enfrentam desafios de reconhecimento na ciência. “Temos desafios cada vez maiores. Para superá-los, é preciso conduzir as mulheres para espaços de poder dentro das universidades e também na administração pública”, disse.

Também participaram do debate a reitora da UFG, a professora Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, a coordenadora da Associação de Pós-Graduandos da UFG, Ana Karoline Dirino, e as professoras Ana Paula Kipnis (Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública/UFG), Eliana Martins Lima (coordenadora e idealizadora do FarmaTec/UFG), Luciana de Oliveira Dias (secretária de Inclusão da UFG), Karla Emmanuela Ribeiro Hora (diretora da Faculdade de Engenharia Civil e Ambiental/UFG) e Telma Woerle de Lima (Instituto de Informática/UFG). A mesma atividade será realizada nas próximas semanas pelo Adufg-Sindicato em Jataí e Catalão.