Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/08/2022 - Notícias

UFG está em ranking das mil melhores universidades do mundo

USP consta como a mais bem avaliada da América Latina

UFG está em ranking das mil melhores universidades do mundo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo o Ranking de Xangai, divulgado nesta segunda-feira (15). Ao todo, 21 universidades brasileiras aparecem na lista: a melhor posicionada é a Universidade de São Paulo (USP), que aparece como a melhor da América Latina.

O Ranking de Xangai analisou 2.500 universidades. A partir do número 100, quando os instituições de ensino brasileiras começam a aparecer, a lista deixa de definir as posições para as universidades e passa a apontar apenas o bloco no qual elas se encaixam.

A USP, por exemplo, consta entre as 101 e 150 melhores universidades. Em seguida, vem a Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS, Unesp, UFPR, UFSCar, Unifesp, Universidade Federal de Viçosa, UFSC, UFF, UNB, UFC, UFPE, UFSM, UFPel, UFBA, UFG, UFRN e UFMS.

A lista é publicada anualmente desde 2013. A avaliação é feita a partir de seis critérios, como  por exemplo o número de prêmios Nobels e Fields entre os graduados e professores das instituições. Outro critério utilizado é o número de artigos publicados em periódicos renomados.