Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 23/08/2022 - Notícias
Docentes da UFCAT debatem o documentário ''Ciência: Luta de Mulher''

Docentes da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) acompanharam na última segunda-feira (22/08), no Miniauditório Congadas, o documentário “Ciência: Luta de Mulher”, produzido pelo Observátorio do Conhecimento, em parceria com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e outras entidades de todo o Brasil.
Um dos principais dos principais objetivos da produção é mostrar que os caminhos da ciência são para todas as mulheres, independentemente do ponto de partida ou da disciplina a qual se dediquem. Após a exibição do documentário, foi realizado um debate com mulheres cientistas que atuam na UFCAT, de diversas unidades acadêmicas.
“A experiência que nós tivemos em Catalão traz uma palavra-chave para o encerramento desse ciclo: esperança. A capacidade que as pessoas têm de se mostrarem ativas, de participarem do processo democrático, ganhou esperança na conversa que tivemos. Desejo que consigamos, efetivamente, aglutinar as pessoas do Adufg, e transformar não só o sindicato, mas toda a sociedade em um espaço mais inclusivo e aberto”, disse a 1ª vice-presidenta do Adufg-Sindicato, professora Luciene Dias, na ocasião.
A professora da Faculdade de Engenharia da UFCAT, Elenice Maria Schons Silva, também acompanhou o debate e parabenizou a iniciativa. ‘‘É extremamente importante a mulher encontrar o seu lugar. Dentro da ciência há muitas oportunidades que, às vezes, são deixadas de lado por ela não se enxergar nesse espaço. Então, precisamos iniciar o movimento de que a mulher pode ocupar esse espaço, ou qualquer outro que ela quiser”.
Também esteve presente pelo Adufg-Sindicato o 3º vice-presidente, Ricardo Ribeiro Moura, professor da UFCAT.