Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 23/08/2022 - Notícias

A Funpresp está em risco! Saiba mais na live da Proifes-Federação nesta quarta-feira (24/08)

A transmissão, ao vivo, será a partir das 18 horas no canal do Youtube da Proifes

A Funpresp está em risco! Saiba mais na live da Proifes-Federação nesta quarta-feira (24/08)

A Proifes-Federação promove nesta quarta-feira (24/08), um debate virtual sobre a edição da Medida Provisória nº 1.119, que colocou a Previdência Complementar dos servidores públicos sob ataque de riscos. A transmissão, ao vivo, será a partir das 18 horas no canal do Youtube da Proifes.

O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Geci Silva, acompanhará a live e convoca os docentes para que também assistam ao debate, especialmente os professores da 3ª Geração (entraram após 01/01/2004 e antes de 03/02/2013) e da 4ª Geração (entraram após 04/02/2013), que aderiram ou têm interesse em aderir ao Funpresp. “Fiquem atentos! O Governo está de olho na sua Previdência”, alerta.

Foram convidados para a roda de conversa: Ricardo Pena, ex-diretor-presidente da Funpresp; Eneida Vinhaes, assessora técnica na Câmara dos Deputados; e Leandro Brito, assessor parlamentar no Senado Federal, advogado com atuação na área do Direito do Trabalho e Direito Civil. A conversa será mediada pelo secretário de Relações Internacionais da Proifes, Eduardo Rolim.

De forma rápida, a MP 1.119 reabre novo prazo para adesão dos servidores ao Funpresp até 30 de novembro de 2022 e altera a forma de cálculo do Benefício Especial, passando a considerar a idade de 40 anos (e não 35 para homens e 30 para mulheres), o que causará prejuízos aos servidores.

Além disso, altera a natureza da Funpresp de personalidade jurídica de natureza pública para personalidade jurídica de natureza privada. A medida ainda exclui da aplicação do teto remuneratório do serviço público a “remuneração e vantagens” de qualquer natureza dos membros de suas diretorias.

LINK PARA ASSISTIR: