Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/10/2022 - Notícias

Adufg-Sindicato participa de ato em defesa da educação, do serviço público e contra os cortes

Concentração será na Praça Universitária, em Goiânia (GO), às 16 horas, e seguirá rumo à Praça do Bandeirante

Adufg-Sindicato participa de ato em defesa da educação, do serviço público e contra os cortes

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e demais entidades que compõem o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos estarão nas ruas na próxima terça-feira (18/10), em ato público em defesa da educação, dos serviços públicos e contra os cortes orçamentários nas instituições federais de ensino superior. A concentração será na Praça Universitária, em Goiânia (GO), às 16 horas, e seguirá rumo à Praça do Bandeirante.

Na oportunidade, professoras/es, estudantes, servidoras/es pública/os das mais diversas categorias e lideranças de movimentos sociais protestarão contra a política de desmonte das universidades federais, que têm sofrido cortes orçamentários que podem inviabilizar suas atividades.

No dia 6 de outubro, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decretou para a retirada de R$ 328,5 milhões do orçamento das universidades federais. Após forte pressão, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou o desbloqueio dos recursos. Segundo publicado pelo jornal O Globo, o governo temeu a repercussão negativa às vésperas do segundo turno das eleições. No entanto, ainda não há garantia do desbloqueio e, mesmo se for confirmado, não é o suficiente para solucionar os problemas orçamentários das universidades.

A diretoria do Adufg-Sindicato divulgou nota de repúdio em que classificou o decreto com o bloqueio de recursos como tentativa de asfixia da educação por parte do governo. “Trata-se de mais um ataque direto à educação pública por parte de um governo que elegeu o ensino, a pesquisa e os serviços públicos como inimigos”, diz trecho da nota.