Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 28/10/2022 - Notícias
Adufg-Sindicato promove “Novembro Negro” no Mês da Consciência Negra
As atividades serão realizadas todas as sextas-feiras do mês, às 18 horas, no auditório da entidade

Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro tornou-se referência para atividades que inspiram a luta da população negra, além de ressaltar a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Pensando nisso, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) promove o “Novembro Negro”, iniciativa para prestigiar e debater produções e protagonismos negros no Cinema. As atividades serão realizadas todas as sextas-feiras do mês, às 18 horas, no auditório da entidade.
A abertura será no dia 4 de novembro, com a exibição do curta “Tela Preta” (Erik Ely, 2019), que trata a história do protagonismo negro no cinema. No dia 11, será transmitido o “Infiltrado na Klan” (Spike Lee, 2018), abordando o racismo nos Estados Unidos e formas de resistência negra. Na semana seguinte, dia 18, é a vez do filme “Medida Provisória” (Lázaro Ramos, 2020), ficção distópica que trata sobre questões sociais e raciais, além de anseios que envolvem a mudança de país.
Encerrando o projeto, no dia 25, será exibido “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” (Éthel Oliveira e Julia Mariano, 2020), que mostra como a execução de Marielle Franco transformou as eleições de 2018 no maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu. Após a exibição das produções, serão realizados debates entre docentes convidados e plateia.
Jataí e Catalão também receberão o projeto em suas sedes, com a exibição e debate do filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”. Em Jataí, será no dia 7 de novembro (segunda-feira). Em Catalão, no dia 28 de novembro, também na segunda-feira.