Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/11/2022 - Notícias

Diretores do Adufg recebem integrantes do MST-GO

Integrantes apresentaram o trabalho realizado no Assentamento de Canudos, próximo à Palmeiras de Goiás

Diretores do Adufg recebem integrantes do MST-GO

Diretores do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) receberam nesta quinta-feira (10/11), os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Goiás, Valdir Misnerovicz e Ludmilla Luciana de Carvalho. Na ocasião, os dois apresentaram o trabalho realizado no Assentamento de Canudos, próximo à Palmeiras de Goiás, onde 314 famílias trabalham em 12.757 hectares de terra.

O presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, e o 2º vice-presidente, professor Luís Antônio Serrão Contim, parabenizaram a iniciativa e receberam deles uma cesta com alimentos produzidos no local. Desde novembro de 2019, Misnerovicz foi encaminhado pela direção do MST para realizar a transição do modelo de produção de alimentos orgânicos para alimentos agroecológicos. São produzidos mais de 130 tipos de alimentos saudáveis em sua unidade agroecológica, batizada de Colmeia. A produção chega a mais de 600 quilos de alimentos por ano.

A Unidade Colmeia possui convênios com a Embrapa e a Universidade de Brasília (UnB), além de receber estudantes da Universidade Federal de Goiás para visitas de campo, estágios e projetos de pesquisa. O modelo de CSA (Commodity System Approach ou Comunidade que Sustenta a Agricultura) é o que viabiliza a produção atualmente, contando com aproximadamente 50 famílias. Cada uma paga 180 reais por mês e os alimentos são recolhidos todos os domingos na Igreja São Judas Tadeu, em Goiânia.

Os professores interessados em fazer parte dos mensalistas da CSA podem entrar em contato pelo telefone (62) 9 96240649 e conhecer mais pelo Instagram @csa5artigo ou pelo site csabrasil.org/csa .