Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 31/12/2022 - Notícias

Retrospectiva: confira as principais ações do Adufg-Sindicato em 2022

O ano de 2022 foi marcado pelo avanço da luta sindical nas mais diferentes áreas. Confira!

Retrospectiva: confira as principais ações do Adufg-Sindicato em 2022

O ano de 2022 foi marcado pelo avanço da luta sindical nas mais diferentes áreas. Mobilizações, seminários, manifestações nas redes e nas ruas, além de articulações pela garantia de direitos da categoria docente fizeram parte da rotina do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) nos últimos 12 meses. Confira as principais ações:

Janeiro
O Adufg participou, em Brasília, de diversas ações de mobilização pela reposição salarial emergencial. Logo no início do ano, a diretoria da entidade emitiu nota de repúdio contra a proposta de 5% apresentada pela gestão Bolsonaro-Guedes. O percentual não alcançava sequer um terço dos 19,99% referente à inflação do governo.

Fevereiro
Com o objetivo de garantir a segurança de professores, servidores e estudantes na retomada das atividades presenciais, o Adufg-Sindicato encaminhou reivindicações às reitorias das três universidades federais localizadas em Goiás. No documento, o Adufg pediu que UFG, UFJ e UFCAT disponibilizasse Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para alunos em situação de vulnerabilidade social e de insumos básicos para higiene das mãos em todos os prédios das instituições de ensino. Entre as exigências, também estiveram a testagem regular da comunidade e afastamento de pessoas com sintomas de Covid-19, monitoramento da cobertura vacinal nas esferas estadual, regional e municipal, além de medidas de prevenção e controle de infecção para reduzir a transmissão do coronavírus e suas variantes.

Março
Em busca de soluções para os problemas relacionados ao pagamento do adicional de insalubridade, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) - em ação conjunta com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifesgo) -, promoveu discussões com professores, servidores e gestores da UFG, da UFJ e da UFCAT. O adicional de insalubridade é um direito constitucional que assegura aos trabalhadores, de forma geral, melhores condições de trabalho para evitar condições danosas à saúde. Na prática, funciona como diretriz das relações de trabalho e tem fundamento na dignidade da pessoa humana.

Abril
Após dois anos suspensos em razão da pandemia da Covid-19, o Adufg voltou a realizar eventos presenciais. O antigo Quintart voltou com novo nome: Sextart, iniciativa tem como objetivo promover a confraternização entre os docentes filiados. A retomada contou com show musical fica por conta da dupla Nil Castilho e Cristiano. Ao longo do ano, outras edições do evento foram realizadas.

Maio
O Dia do Trabalhador foi marcado pela luta em defesa dos direitos. O Adufg marcou presença no ato “1º de Maio Unificado”, na Praça do Trabalhador, em Goiânia. A mobilização foi organizada pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania e reuniu centrais sindicais, movimentos sociais e populares. Juntos, os participantes levantaram as bandeiras do ato, que pediam por emprego, direito, democracia e vida. Também houve protesto pela reposição salarial emergencial aos servidores públicos.

Junho
Em solenidade que reuniu docentes, servidores públicos e autoridades políticas, o Adufg-Sindicato inaugurou sua nova sede, em Goiânia. Na ocasião também foi realizado o lançamento oficial do livro “O Sindicato Adufg: 40 anos de história e resistência”, dos autores Juarez Ferraz de Maia e Kalyne Menezes. O coral Vozes do Adufg e o cantor Xexéu ficaram por conta das apresentações culturais da noite.

A nova sede administrativa do Adufg-Sindicato possui 3,5 mil metros de área construída, contando com auditório com capacidade para 180 pessoas, sala de leitura e multiuso, espaço para eventos, foyer, departamentos amplos para melhor atendimento dos filiados e seus dependentes, jardim, redário e muito mais.

Julho
Foi empossada a nova diretoria do Adufg-Sindicato, eleita com 58,70% dos votos. Na cerimônia de posse, os novos diretores garantiram que a entidade atuará cada vez mais em busca de melhores condições de trabalho, salários dignos, educação de qualidade e por um país com mais justiça social, que defenda a diversidade, as minorias e a democracia.

Foram empossados Geci Silva (IME-UFG), como presidente; Luciene de Oliveira Dias (FIC-UFG), como 1ª vice-presidenta; Luís Contim (UFJ), como 2º vice-presidente; Ricardo Ribeiro Moura (FENG-UFCAT), como 3º vice-presidente; Gláucia Carielo (FANUT-UFG), como diretora secretária; Tatiana Fiuza (ICB-UFG), como diretora de Comunicação, Promoções Sociais, Culturais e Científicas; Flávio Silva (EA-UFG), como diretor administrativo; Maria José Pereira, como diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira; Romualdo Pessoa (IESA-UFG), como diretor financeiro; André Geyer (EECA-UFG), como diretor de Convênios e Assuntos Jurídicos; Ana Kratz (FE-UFG), como diretora de Assuntos de Aposentadoria e de Pensão; e Geovana Reis (FE-UFG), como diretora de Assuntos Interinstitucionais.

Agosto
O Adufg-Sindicato exibiu o documentário “Ciência: Luta de Mulher”, em Goiânia, Catalão e Jataí. O filme foi produzido pelo Observatório do Conhecimento em parceria com sindicatos de todo o Brasil, entre eles o Adufg. Após a exibição, foram realizados  debates entre cientistas mulheres que atuam nas universidades federais localizadas em Goiás.

Setembro
Com a presença do professor e economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo o Adufg-Sindicato e a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG promoveu debate sobre a valorização da ciência e da tecnologia para a reconstrução do Brasil. Também participaram das discussões o professor e pesquisador da UFG, José Alexandre Felizola Diniz Filho e a diretora da FACE, professora Andréa Freire de Lucena.

Na oportunidade, o Adufg também sediou a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao professor Beluzzo. O parecer sobre a indicação foi aprovado em maio pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFG. Belluzzo é considerado um dos expoentes do pensamento econômico crítico e independente no Brasil.

Outubro
O Adufg-Sindicato sediou o II Encontro Nacional de Ciência e Tecnologia da Proifes-Federação. As discussões foram  baseadas no tema “Políticas de Ciência e Tecnologia para a reconstrução do Brasil”. Na ocasião, cientistas e pesquisadores denunciaram o desmonte do ensino público brasileiro e destacaram, entre outras ações, os cortes orçamentários realizados pelo Governo Federal.

Novembro
Com programação marcada pela exibição de filmes e realização de debates em Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás, o Adufg-Sindicato realizou a campanha Novembro Negro, iniciativa que teve como principal objetivo prestigiar produções e protagonismos negros no cinema. Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro tornou-se referência para atividades que inspiram a luta da população negra, além de ressaltar a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. No Adufg, foram exibidos os filmes “Tela Preta”, “Infiltrado na Klan”, “Medida Provisória” e “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”.

Dezembro
representantes do Adufg participaram, em Brasília (DF), de reunião com integrantes da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, foram apresentadas reivindicações em defesa dos servidores públicos, além da revogação de leis implantadas nos últimos governos, que prejudicam a população como um todo.

Outras ações
Além da atuação política e sindical, o Adufg-Sindicato retomou atividades culturais, como o tradicional evento cultural e festivo: o Baile Adufg, em dezembro, e a Festa dos Professores, em outubro. Além disso, a entidade também retomou as apresentações do Coral Vozes do Adufg e passou a contar com exposições artísticas mensais, além de cursos e outras atividades.

Todas as reportagens sobre as ações do Adufg-Sindicato ao podem ser acessadas em  https://www.adufg.org.br/noticias.