Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/01/2023 - Notícias

Proifes solicita reunião com ministros da Educação, Trabalho, Gestão e Ciência e Tecnologia

Proifes solicita reunião com ministros da Educação, Trabalho, Gestão e Ciência e Tecnologia

A Proifes-Federação protocolou, nesta quarta-feira (04/01), pedidos de reunião com os ministros Camilo Santana (Educação); Luiz Marinho (Trabalho); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e Esther Dweck (Gestão e Inovação). Nesta semana, representantes da entidade e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) se mobilizam em Brasília (DF) para a cerimônia de posse dos ministros do governo Lula.

A entidade espera apresentar para o ministro da Educação pautas específicas da área educacional, como o fortalecimento do ensino público, das universidades e institutos federais e da carreira docente. Para o ministro do Trabalho, pretende discutir as políticas sindicais e o registro sindical da Federação.

Já com a ministra de Gestão, a Proifes almeja tratar a respeito de carreira e salário dos docentes. Por fim, com a ministra de Ciência e Tecnologia, será colocada em pauta a garantia de recomposição dos orçamentos das entidades financiadoras da pesquisa no Brasil, além da correção de valores das bolsas de pesquisa e de pós-graduação em todos os níveis.

Além das reuniões com os ministros, a Proifes-Federação pretende articular com a Andifes e Conif as pautas conjuntas da educação junto ao Governo Federal.

Mobilização

Na última terça-feira, o diretor administrativo do Adufg, professor Flávio Silva, acompanhou a cerimônia de posse do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ao lado do professor Ênio Pontes, diretor de Ciência e Tecnologia da Proifes.

“O Ministério da Previdência é uma pasta importantíssima e impacta diretamente na vida de milhões de brasileiros. Por isso, esperamos que o novo ministro faça um bom trabalho. A começar pela Reforma da Previdência, aprovada pelo último governo, que causou grandes prejuízos aos servidores públicos. Esperamos que essa seja uma prioridade, já que precisamos de mudanças nesta reforma nefasta”, diz o professor Flávio Silva.