Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/01/2023 - Notícias

Diretoria do Adufg se reúne com deputado federal Rubens Otoni (PT) para reforçar encaminhamento de pautas dos docentes

Na ocasião, o presidente da entidade, professor Geci Silva, solicitou que as demandas sejam levadas pelo parlamentar ao atual ministro da Educação, Camilo Santana

Diretoria do Adufg se reúne com deputado federal Rubens Otoni (PT) para reforçar encaminhamento de pautas dos docentes

Diretores do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) reuniram-se nesta segunda-feira (16/01) com o deputado federal Rubens Otoni (PT) para reforçar importantes pautas dos docentes federais a serem analisadas pelo atual governo federal. Na ocasião, o presidente da entidade, professor Geci Silva, solicitou que as demandas sejam levadas pelo parlamentar ao atual ministro da Educação, Camilo Santana, como forma de retomar o diálogo da categoria com o governo.

“Nos últimos anos, tivemos perdas significativas, em diferentes âmbitos, principalmente relacionadas às condições salariais, de trabalho, previdenciárias e cortes orçamentários. O governo anterior sempre foi inerte à situação e sequer nos recebeu para ouvir nossas demandas. Agora, com o atual governo, esperamos que o diálogo seja retomado e que, de fato, podemos avançar nas negociações”, destacou o professor ao deputado federal.

Ele solicitou empenho do parlamentar em relação ao ofício encaminhado pela Proifes-Federação ao ministro da Educação, reforçando o interesse e a necessidade de reunião entre a entidade e o Ministério. Geci entregou, ainda, um documento elaborado pelo Conselho Deliberativo da Proifes com um conjunto de pautas emergenciais que visam a valorização dos serviços públicos, dos servidores públicos, da ciência e das universidades/institutos públicos federais.

Entre as pautas, está a reposição das perdas salariais acumuladas desde março de 2015. "Os professores federais já acumulam perdas inflacionárias de 40%. Nossa pauta nunca foi recebida pelo último governo. Não podemos aceitar e vamos continuar lutando por nossos direitos nessa atual gestão".

Demandas

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e de Pensão do Adufg, professora Ana Christina de Andrade Kratz, também esteve presente na reunião e apontou as grandes perdas que os docentes tiveram após a aprovação da Reforma da Previdência. Ela ressaltou que a Lei 14.463/2022, que alterou a natureza jurídica da FUNPRESP para privada, trouxe graves consequências aos servidores públicos e, por isso, precisa ser melhor debatida.

Além deles, a professora Gláucia Carielo Lima, diretora secretária do Adufg, reforçou a necessidade da retomada de diálogo com o atual governo para que os direitos dos docentes voltem a ser respeitados. “É grande a expectativa dos professores e professoras das universidades federais e institutos federais e, sobretudo, da sociedade em geral”.

Na reunião, o parlamentar mostrou-se solícito e reconheceu a importância das pautas levantadas pelos diretores do Adufg. Como resposta, ele disse que irá se encontrar nos próximos dias com o ministro da Educação e incluirá as demandas. “Compartilhamos das mesmas preocupações e sempre estivemos na luta. Não podemos nos iludir que vamos recuperar todos os direitos afetados de forma rápida, mas só de termos as portas abertas é um grande passo. Parabenizo a entidade pela iniciativa e podem contar comigo”.