Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/02/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato marca presença na posse do primeiro professor indígena da UFG

Na solenidade, a 1ª vice-presidenta da entidade, Luciene de Oliveira Dias, ressaltou a importância do momento para a universidade

Adufg-Sindicato marca presença na posse do primeiro professor indígena da UFG

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) esteve presente na posse do primeiro professor indígena da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gilson Ipaxi Awyga Tapirapé, nesta segunda-feira (13/02), no Núcleo Takinahaky, Câmpus Samambaia. Na solenidade, a 1ª vice-presidenta da entidade, Luciene de Oliveira Dias, ressaltou a importância do momento para a universidade.

“A posse do professor Gilson mostra que podemos ressignificar o espaço da universidade, entender esse espaço como um lugar inclusivo e de todas as pessoas. Trata-se de uma grande conquista, que já dura há séculos e nos faz pensar a população indígena como integrante da população nacional nos espaços de cidadania. O professor tem muito a nos ensinar e, sem dúvidas, a universidade só ganha com a contratação”, diz a diretora.

Em seu discurso, o professor Gilson disse estar emocionado e feliz por ser o primeiro indígena docente na UFG. “Este momento nos faz refletir sobre territorialidade e ancestralidade. A língua e a cultura indígena têm a sua potência, que hoje gera fortalecimento. Neste sentido, gostaria de agradecer o Núcleo Takinahaky por ser um espaço de construção de novas perspectivas para visibilizar a vitalidade das culturas e línguas indígenas”.