Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 01/03/2023 - Notícias

Em reunião no CNPq, Observatório do Conhecimento pede acesso a dados de pesquisas que deixaram de ser feitas nos últimos anos

Diretores do Adufg-Sindicato estiveram presentes na audiência

Em reunião no CNPq, Observatório do Conhecimento pede acesso a dados de pesquisas que deixaram de ser feitas nos últimos anos

Membros do Observatório do Conhecimento participaram nesta terça-feira (28/02), em Brasília, de reunião com o presidente Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. Um dos principais objetivos foi apresentar as ações em defesa da ciência, da pesquisa, de pesquisadores e de estudantes, que foram realizadas pela rede nos últimos anos.

Na ocasião, foi solicitado acesso aos dados do CNPq para a realização de um mapeamento quantitativo de pesquisas que deixaram de ser realizadas em razão dos ataques do último governo à ciência, que ocorreram por meio da redução de financiamento e pessoal, além de perseguições políticas.

Após ouvir as demandas, Ricardo Galvão afirmou que os dados serão apresentados. Ele também apresentou um panorama atual do órgão e os principais desafios da nova gestão. Pelo Adufg-Sindicato, estiveram presentes a diretora de Assuntos Interinstitucionais, professora Geovana Reis, e o diretor financeiro, professor Romualdo Pessoa.

Atuação
O Observatório do Conhecimento é uma rede formada por sindicatos e associações de docentes de diferentes estados brasileiros, entre eles o Adufg-Sindicato, além de parceiros nas áreas de educação, ciência e pesquisa. A rede atua em articulações na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, bem como da liberdade acadêmica.