Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/03/2023 - Notícias

Diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg participa de debate sobre o enfrentamento da violência contra mulheres

Evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg participa de debate sobre o enfrentamento da violência contra mulheres

A diretora de Assuntos Interinstitucionais do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professora Geovana Reis, participou nesta terça-feira (07/03), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), de debate sobre o enfrentamento à violência contra mulheres. A audiência foi promovida pela deputada estadual Bia de Lima (PT).

Durante a reunião, foram discutidas ações que possam culminar em políticas públicas que sejam eficazes no combate a todos os tipos de violência contra as mulheres. “O feminicídio tem nos assustado bastante porque temos visto cada vez mais situações neste sentido”, afirmou Geovana Reis.

Em seu pronunciamento, a deputada Bia de Lima ressaltou que a participação feminina na política é fundamental para coibir os casos de violência contra as mulheres. “Aprendi a disputar espaço com os homens no campo sindical, onde brigamos muito e trabalhamos representando os profissionais da educação. Durante esse tempo, entendi que, para ampliar as possibilidades, precisava caminhar para a política na tentativa de ampliar ainda mais os espaços de discussões”.

A parlamentar também lembrou que os números de violência contra mulheres são alarmantes. “Precisamos construir novas perspectivas, por meio de políticas que façam realmente a diferença para coibir esses crimes”, disse.

Representante do Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal garantiu que o Governo Federal está comprometido com o combate à violência e salientou que é preciso ter o mesmo compromisso no âmbito estadual. “Para vencer o ciclo de agressões é preciso punir exemplarmente os agressores”, defendeu.

Também estiveram presentes a coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Promoção dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública Estadual, Tatiana Bronzato Nogueira; a delegada estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, Ana Elisa Gomes; a psicóloga da Gerência de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia, Cida Alves; a jornalista, escritora e autora do livro Roda de Saia, Nonô Noleto e a escritora e autora do livro Maria da Penha nas escolas, Manoela Barbosa.