Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/03/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato participa de ato por revogação do Novo Ensino Médio

Organizado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania será realizado nesta quarta-feira (15), em Goiânia

Adufg-Sindicato participa de ato por revogação do Novo Ensino Médio

O Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania promove nesta quarta-feira (15/03), a partir das 14 horas, um ato público em defesa da revogação do Novo Ensino Médio. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) estará presente na manifestação, que terá início na Praça Universitária, em Goiânia, e seguirá até a Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc).

Aprovado em 2017 sob o governo de Michel Temer (MDB) e implementado no último ano de mandado de Jair Bolsonaro (PL), o Novo Ensino Médio coleciona críticas por parte de especialistas em educação e entidades ligadas à área. Para grande parte da comunidade escolar, a reforma educacional piorou as condições de escolarização e aumentou a desigualdade nas escolas públicas.

No Novo Ensino Médio, as disciplinas, estão agrupadas em Linguagem e suas tecnologias;  Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No entanto, somente Matemática e Português são disciplinas obrigatórias nos três anos do ciclo. Também passaram a valer os chamados “itinerários formativos”, que são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os estudantes, teoricamente, podem escolher.


 

Foto ilustrativa: UBES