Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/04/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato sedia o “World Quantum Day” (Dia Mundial Quântico) na próxima sexta (14/04)

O evento é aberto para toda comunidade e não é necessário realizar inscrição.

Adufg-Sindicato sedia o “World Quantum Day” (Dia Mundial Quântico) na próxima sexta (14/04)

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) sedia, na próxima sexta-feira (14/04), o World Quantum Day (Dia Mundial Quântico), iniciativa de cientistas quânticos de todo o mundo. A programação será realizada a partir das 15 horas, no auditório da entidade. O evento é aberto para toda comunidade e não é necessário realizar inscrição.

A Mostra de Experimentos, promovida pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), abrirá o evento. Em seguida, às 17 horas, o docente Lucas Chibebe Céleri ministrará a palestra “O grande mistério quântico”. Às 19 horas, o professor Norton Gomes de Almeida abordará o tema “Da filosofia às novas tecnologias quânticas”.

A organização ressalta que as palestras “visam divulgar as potencialidades e as realidades dessa nova tecnologia, em especial para o esclarecimento de certas ideias que estão enraizadas no imaginário popular como sendo mecânica quântica mas que, na verdade, nada têm de quântico.”

Finalidade

Criado em 2021, o "World Quantum Day" tem o objetivo de conscientizar o público sobre os avanços e as possibilidades da física quântica, além de fomentar o diálogo entre pesquisadores, empresas e entusiastas da área, em especial da computação e informação quântica.

A computação quântica é uma área da física e da ciência da computação que busca utilizar os princípios da mecânica quântica para processar informações. A tecnologia promete revolucionar a forma como os computadores funcionam atualmente, possibilitando o processamento de dados de forma muito mais rápida e eficiente do que os computadores clássicos.