Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/05/2023 - Notícias

Agro Centro-Oeste Familiar começa nesta quarta-feira (17), em Goiânia

Iniciativa conta com o apoio do Adufg-Sindicato

Agro Centro-Oeste Familiar começa nesta quarta-feira (17), em Goiânia

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe a partir desta quarta-feira (17/05), a 20ª Agro Centro-Oeste Familiar. A programação segue até domingo (20), no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no campus Samambaia, em Goiânia, com o tema “Mais comida, menos agrotóxicos”. O Adufg-Sindicato é parceiro da iniciativa.

Considerada a maior feira da região Centro-Oeste voltada para a agricultura familiar, a iniciativa ocorre anualmente com revezamento de sedes. Um anos é realizado em uma instituição pública de ensino superior (Ipes) de Goiás e, no outro, na UFG.

O evento reúne diferentes parceiros que, juntos, organizam, realizam e recebem aproximadamente 8 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público-alvo são estudantes de todas as fases do ensino, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e o público em geral.

Entre as principais atividades desenvolvidas estão a feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.

A coordenadora da Agro Centro-Oeste Familiar 2023 e professora da Escola de Agronomia da UFG (EA-UFG), Graciella Corcioli, afirma que existe uma grande expectativa para que a agricultura familiar volte a ser contemplada pelas políticas públicas governamentais e que o evento deste ano é importante para ressaltar a relevância do segmento no âmbito regional.

“Considerando que o maior objetivo da atual gestão federal é o combate à fome e a diminuição das desigualdades sociais, a agricultura familiar ressurge como peça central no desenvolvimento de estratégias voltadas à produção e distribuição de alimentos, bem como motor no dinamismo dos pequenos municípios, com capacidade para promover desenvolvimento local e regional, através da geração de emprego e renda”, avalia a docente.