Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 25/05/2023 - Notícias

Governo Federal apresenta novo protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente

Colegiado será responsável por todas as pautas que impliquem em recursos financeiros, incluindo a reestruturação de carreiras e salários

Governo Federal apresenta novo protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente

O Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação, apresentou nesta quarta-feira (24/05), a minuta do protocolo de formalização da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). “Consideramos urgente a abertura de novas negociações e das mesas setoriais, uma vez que nossas perdas salariais ultrapassam 30%. É necessário reestruturar a carreira e aumentar o salário dos professores”, afirmou o diretor administrativo do Adufg-Sindicato e tesoureiro da Proifes-Federação, professor Flávio Silva, que participou da reunião.

A minuta apresentada estabelece fatores, como composição, princípios, funcionamento e outros requisitos da MNNP. As entidades sindicais que representam os servidores públicos poderão apresentar propostas ao novo protocolo até 12 de junho.

Uma nova reunião deve ser realizada no dia 21 com o objetivo de apresentar a redação final do documento para que a reinstalação da MNNP seja efetivada. O debate das mesas setoriais, por sua vez, virá em seguida. De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, todas as pautas que impliquem em recursos financeiros, incluindo a reestruturação de carreiras e salários, serão tratadas somente na Mesa Nacional de Negociação Permanente.

Na ocasião, também foi apresentado o novo secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijoó. Ele será responsável por conduzir todas as negociações da MNNP.