Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/06/2023 - Notícias

Sede Campestre do Adufg-Sindicato: santuário da fauna e da flora goiana

Local foi a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no Estado de Goiás a ter a aprovação do Plano de Manejo

Sede Campestre do Adufg-Sindicato: santuário da fauna e da flora goiana

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), somos levados a refletir sobre a importância da preservação da fauna e da flora para a manutenção da vida no planeta. Neste sentido, a Sede Campestre do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) tem a honra de ser a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no Estado de Goiás a ter a aprovação do Plano de Manejo.

A aprovação fortalece a proteção dos recursos naturais e hídricos do local, bem como o desenvolvimento de pesquisas científicas. O Plano de Manejo foi elaborado com o apoio de um grupo de professores e estudantes da UFG, os quais encontraram uma biodiversidade muito rica, que inclui 76 espécies arbóreas, 18 de mamíferos, 131 de aves, 16 de anfíbios, além de duas espécies de serpentes.

A transformação da Sede Campestre em RPPN impede o desmatamento da natureza no presente e no futuro. Desde então, a medida tem feito com que a área seja ainda mais valiosa em termos de patrimônio ambiental, histórico e cultural. O local se transformou em um santuário da fauna e da flora goiana, que possui abertura para a prática de ecoturismo e serve como ponto de encontro entre a natureza e a comunidade acadêmica.