Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/06/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato promove palestra “Mulheres Pesquisadoras na América Latina” com Gabriela Sancho

O evento será na próxima quarta-feira (14/06), às 19 horas, no auditório do Adufg

Adufg-Sindicato promove palestra “Mulheres Pesquisadoras na América Latina” com Gabriela Sancho

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) promove nesta quarta-feira (14/06), às 19 horas, a palestra “Mulheres Pesquisadoras na América Latina”, ministrada pela coordenadora regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Gabriela Sancho. O evento será no auditório do Adufg, na 9ª Avenida, nº 193, Setor Leste Vila Nova, Goiânia.

Gabriela Sancho é da Costa Rica e também coordena a Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação. É bacharel em Psicologia e mestre em Pedagogia com foco na Diversidade nos Processos Educativos pela Universidade Nacional de Heredia, na Costa Rica. Na ocasião, ela abordará os desafios das mulheres pesquisadoras da América Latina, além de analisar os diferentes cenários dos países da região.

A iniciativa do Adufg-Sindicato conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sint-Ifesgo); da Secretaria de Inclusão da Universidade Federal de Goiás (SIN/UFG); da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT Goiás); e do Conselho Estadual da Mulher (CONEM).

Estatísticas

De acordo com relatório do British Council, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as mulheres representam quase a metade, 46%, do total de pesquisadores nos países da América Latina e do Caribe. Com isso, a região conquistou, na última década, a paridade de gênero na ciência.

Mesmo nesse cenário, meninas e mulheres ainda enfrentam uma série de desigualdades no que diz respeito ao acesso a temas científicos, além de sofrerem preconceito e violência de gênero nesses países.