Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 14/08/2023 - Notícias
Professor Flávio Silva é eleito presidente da CUT-GO
Professora Luciene Dias também passa a compor a direção da entidade
O diretor administrativo do Adufg-Sindicato, professor Flávio Silva, foi eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO). A eleição ocorreu no último sábado (12/08), durante a 16º Convenção Estadual da CUT. A 1ª vice-presidenta do sindicato, professora Luciene Dias também foi eleita para compor direção estadual na gestão 2023-2027.
Doutor em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, Flávio é docente da Escola de Agronomia da UFG e tesoureiro da Proifes-Federação. O professor também já presidiu o Adufg-Sindicato por dois mandatos consecutivos. “Me sinto honrado de passar a presidir a CUT-GO. Depois de seis anos, temos um governo que recebe os sindicatos e vamos cobrar nossas demandas”, afirmou ao ser eleito.
Também assumem a nova diretoria da CUT-GO o vice-presidente Ademar Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sintsep-GO), e o secretário Geral Ueber Barboza, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Goiás (Sintect-GO), além dos demais membros e membras da nova diretoria executiva estadual, que agrega todos os sindicatos filiados.
Discussões
Ainda durante o 16° CECUT Goiás, delegados e delegadas aprovaram o plano de lutas e estratégias para os próximos quatro anos. Dentre os pontos, a luta em defesa da democracia, a revisão das reformas trabalhista e previdenciária, luta contra a precarização das condições de trabalho, ampliação de ações de combate à extrema direita, e investimentos na educação básica e nas universidades públicas.
Além destes, a ampliação e o fortalecimento da luta contra as privatizações, a luta pela reforma agrária e pela agricultura familiar, e contra a criminalização do movimento sindical e popular, a definição do salário igual para mulheres e homens, o reforço da luta contra a reforma administrativa e contra o marco temporal, dentre outros pontos.
Participantes debateram ainda temas relacionados à organização sindical e o fortalecimento da classe trabalhadora, além do financiamento dos sindicatos. Pautas específicas de cada categoria também foram tratadas em conjunto no Congresso estadual.