Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 18/08/2023 - Notícias
Diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a morte da líder quilombola Bernadete Pacífico

A diretoria do Adufg-Sindicato lamenta profundamente a morte da líder quilombola e Yalorixá Mãe Bernadete Pacífico, vítima de um cruel assassinato na noite desta quinta-feira (17/08), dentro da Associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Bahia. Mãe Bernadete, como era conhecida, foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, entre 2009 e 2016.
Líder combativa e comprometida, Bernadete travou diversas lutas contra o racismo, a violência e a intolerância religiosa. Lutou bravamente em defesa da demarcação das terras quilombolas e do bem viver do seu povo.
O assassinato segue uma trilha de perseguições contra os povos quilombolas. Seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, foi morto a tiros em 2017 e o caso segue sem solução. Desde então, Bernadete clamava por justiça e denunciava as ameaças que de morte que recebia.
A diretoria do Adufg-Sindicato espera que haja investigação rigorosa sobre o assassinato de Bernadete. Mandantes e executores precisam ser – urgentemente -, identificados e presos. A sociedade não pode se calar diante de tamanha violência. O legado de Mãe Bernadete jamais será silenciado.
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás