Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/11/2023 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato participa da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação

Diretoria do Adufg-Sindicato participa da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação

A diretoria do Adufg-Sindicato participou na quarta-feira (29/11), da abertura da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae). A iniciativa, que antecede a etapa nacional programada para o início de 2024, foi realizada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), e teve como objetivo a articulação e debate para traçar metas e estratégias para a posterior implementação do Plano Nacional de Educação 2024 - 2034.

Diversas várias autoridades no campo da educação em Goiás estiveram presentes para discutir e formular um documento capaz de promover um ensino plural e de qualidade. As discussões foram divididas em sete eixos, que incluíram temáticas como permanência e conclusão, educação e justiça social, desenvolvimento socioambiental sustentável e valorização de profissionais. A Conferência Nacional, de encargo do Ministério da Educação (MEC), é centralizada no tema “Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

A diretora de Assuntos Educacionais e de Carreira do Adufg-Sindicato, professora Maria José Pereira, ressaltou que a participação da entidade na ocasião foi de suma importância para acompanhar, fortalecer e garantir que o processo democrático da conferência seja efetivado.

Luís Dourado, membro do Fórum Nacional de Educação, salientou a expectativa que o novo Plano Nacional de Educação supra a dívida histórica com as políticas educacionais e garanta democratização ao acesso e permanência à educação.  

A diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg, professora Geovana Reis, frisou que a participação dos docentes, e a representação do sindicato, foi fundamental para que as demandas e discussões sejam pautadas e efetivadas no plano que irá ditar, a nível nacional, as políticas educacionais na próxima década.