Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/10/19 - Notícias

Grupo de Trabalho CT&I da PROIFES-Federação debate fundos setoriais e o Programa Future-se

Diretores do Adufg-Sindicato participaram da reunião, em Brasília

Grupo de Trabalho CT&I da PROIFES-Federação debate fundos setoriais e o Programa Future-se

O Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da PROIFES-Federação reuniu-se nesta sexta-feira, 11, na Sede da entidade, em Brasília. Na pauta, obras de investimentos em C&T, fundos setoriais e o Programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação em julho, com o objetivo de flexibilizar a autonomia de gestão e financeira das Institutições Federais de Ensino Superior (IFES).

Nesta reunião, o GT contou com a presença do presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino.

Na ocasião, Peregrino detalhou o papel das Fundações de Apoio no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, e salientou as ações conjuntas no Congresso.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da PROIFES-Federação, Ênio Pontes, saudou a ampliação das articulações entre a PROIFES e as entidades ligadas à Educação e pesquisa científica no País.

Diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas do Adufg-Sindicato, Daniel Christino, um dos coordenadores do GT, destacou que o Programa Future-se é inaceitável do modo que foi proposto. 'Mas é importante avaliar alternativas de ação caso uma proposta chegue, de fato, a ser apresentada na Câmara dos Deputados", pontuou.

O GT contou também com a participação do tesoureiro da PROIFES-Federação, Flávio Alves da Silva, Veridiana Maria Brianezi e Thyago  Marques, do ADUFG-Sindicato, Ricardo Fernandes e Jailson Alves, do APUB-Sindicato, Alex Galeno do ADURN-Sindicato, Juliana Albuquerque (ADUFEPE) e Remi Castione (UNB).

A próxima reunião do GT ficou marcada para os dias 21 e 22 de novembro em Salvador (BA), ocasião em que será instalado o GT de CT&I do APUB-Sindicato, entidade federada ao PROIFES.