Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 30/08/2024 - Notícias
Adufg-Sindicato recebe peça teatral ‘Eu Sempre Soube…’
Momentos antes, acontece o lançamento de duas obras voltadas para a realização de eventos e ações culturais
O Adufg-Sindicato recebe, na noite desta sexta-feira (30), o espetáculo ‘Eu Sempre Soube…’, estrelado pela atriz Rosane Gofman. A peça de teatro acontece junto do lançamento de duas publicações digitais que servirão como manuais para a realização de eventos e ações culturais fazendo uso de estratégias de acessibilidade de baixo custo. A organização do evento, que já está com ingressos esgotados, é do Coletivo Koskatl de Goiânia, em parceria com a Secretaria de Inclusão da UFG.
O evento de lançamento começa às 18h30, no foyer do auditório da Adufg, e será seguido do espetáculo, às 20 horas. Ambos momentos fazem parte do projeto ‘Diálogos para a Diversidade’. “A ideia é apresentar um produto cultural de qualidade, que seja acessível e confortável física e sensorialmente", explica Ana Britto, à frente do Coletivo Koskatl ao lado de Adriana Parada.
As publicações
O coletivo lançou recentemente duas publicações importantes no campo da acessibilidade cultural. O *Guia Prático de Acessibilidade Cultural* oferece uma atualização sobre o conceito de Pessoa com Deficiência, com definições alinhadas às diretrizes das políticas públicas culturais. O guia aborda diversos tipos de acessibilidade no setor cultural e inclui um glossário atualizado com a terminologia atual.
A outra publicação, *Acessibilidade na Indústria Cultural – Como criar eventos acessíveis em projetos de baixo custo?*, sugere estratégias econômicas para implementar ações de acessibilidade em eventos culturais. O documento explora quatro eixos principais: infraestrutura, comunicação, conteúdo e recursos humanos, servindo como um recurso prático para produtores e gestores culturais.
O conteúdo das publicações foi desenvolvido com base nas orientações do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, com o projeto Diálogos para a Diversidade recebendo apoio financeiro do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
A peça
A peça *Eu Sempre Soube…*, escrita e dirigida por Márcio Azevedo, já contabiliza oito temporadas no Rio de Janeiro, duas em São Paulo e apresentações em diversas outras cidades brasileiras. O espetáculo, protagonizado por Rosane Gofman, explora, ao longo de 80 minutos, a relação entre mães de pessoas LGBTQIAPN+ e seus filhos, bem como a sociedade ao redor deles. O roteiro é baseado em entrevistas com 98 mães, cujas histórias foram integradas na trama.
A peça tem sido amplamente premiada, recebendo o Funarte de Dramaturgia em 2018, o Cenym de melhor monólogo em 2019, e o prêmio de melhor atriz no Profest de Teatro em 2020.