Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 05/05/2025 - Notícias
Apresentação musical e exposição artística compõem a programação da Quarta Cultural em maio

A Quarta Cultural de maio está imperdível! O projeto, que apresenta aos sindicalizados, dependentes e convidados uma programação diversificada, traz neste mês uma apresentação musical diferenciada, com recital de harpa e participação do músico multi-instrumentista Randal Braz. Já a tradicional vernissage celebra os 30 anos de carreira do artista Carlos Henrique, que assina como Kim.
A Quarta Cultural ocorrerá no dia 07 de maio, a partir das 18h30, no Foyer. Você é nosso convidado especial.
Confira mais sobre a trajetória dos artistas a seguir:
Recital de Harpa
A harpista Aline Araújo é a protagonista da primeira apresentação de harpa do Adufg-Sindicato. A artista iniciou sua trajetória musical ainda criança, incentivada pela sua mãe, a cantora Sara Araújo, que chegou a dividir os palcos com Elis Regina no Clube do Guri no RS.
Foi a primeira harpista mulher da Orquestra Sinfônica do Estado de Goiás, fazendo parte da Orquestra do Estado Sinfônica Jovem de Goiás, representando o estado diversas vezes no festival de harpa mais importante do mundo, o Rio Harp.
Além disso, a artista participou da Classe de Harpa do Festival Internacional de Música em Casa, a qual compôs a música “Uma Harpa no Sertão”, em homenagem a sua terra natal. O repertório está disponível em seu canal do Youtube.
Recentemente, concluiu o curso de extensão em Piano Erudito, vinculado à Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG). Atualmente, Aline é graduanda do curso de Licenciatura em Música.
Confira o repertório completo que será apresentado:
REPERTÓRIO HARPISTA ALINE
A Casa é Sua
Composição: Felipe Rodrigues/ Julliane Souza
How Great Thou Art
Composição: Carl Boberg (1885)
Jesus Alegria dos Homens
Composição:
Johann Sebastian Bach
Over the Rainbow
Composição: Harold Arlen
Dolannes Melody
Composição: Jean-Claude Borelly
Diz ( You Say )
Composição: Jason Ingram / Lauren Daigle / Paul Mabury
Sonhos
Composição: Ismael Ramos
Apresentação musical com Randal Braz
O renomado compositor e intérprete Randal Cordeiro Braz também abrilhantará a noite de apresentações, apresentando o resumo de uma trajetória marcada pela defesa da cultura e educação. Ele também é arte educador brasileiro, natural de Goiânia, onde leciona no Centro Livre de Artes, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.
Também atua como músico multi-instrumentista, áudio técnico, produtor musical e audiovisual. Criou a banda Silêncio Abissal e o Grupo Chá pra Dois, além de participar de outros grupos como Ciranda da Gente, Harmoniza, Teatro Ritual, além de apresentações e recitais solo.
Em sua trajetória, o artista se destaca como compositor e intérprete que possui cinco premiações no Festival Sesi MPB. Ademais, suas músicas já foram interpretadas por cantores renomados, como Friederich Alphonsus e Claudia Garcia.
Uma outra vertente artística também apresenta produções renomadas: o cinema. Entre os filmes de sua autoria, estão o documentário Panthera Brasiliensis, e duas produções pela PUC Goiás: o curta “Misencene dos Mendigos” e o documentário “O Sol Inimigo”, cuja exibição no Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás chamou a atenção pela importância social.
Exposição: Trajetória 30 +
A vernissage traz de volta o artista plástico Carlos Henrique ou simplesmente Kim, que celebra seus 30 anos de carreira artística apresentando a sensibilidade em suas obras. Sua visão destaca um olhar humanizado atribuído às diversas formas de amar, com memórias afetivas e um pensamento crítico acerca do universo que nos rodeia.
Carlos Henrique - Kim é um artista plástico e arte educador, nascido em Goiânia, licenciado em Artes Visuais pela UFG e com especialização pela UNIVERSO, além de ter atuado como professor de artes em várias escolas formais e tradicionais de Goiânia. Atualmente, é arte educador do Centro Livre de Artes da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT/GO). Também já participou de várias exposições coletivas e individuais.
O trabalho desenvolvido pelo artista acolhe a temática do Ser humano, cuja grande virtude e conquista é a capacidade de amar uns aos outros, vivendo os encontros e desencontros da vida. A técnica empregada é a pintura em tela com tinta acrílica.
Apesar disso, Kim não se limita: ele viaja pelas várias técnicas das artes visuais, como a gravura e os objetos tridimensionais. Em outro olhar, o trabalho desperta a atenção para a conscientização da importância do cuidado com o outro e com o meio ambiente, a partir de inspirações nos movimentos da natureza e nas relações humanas.
Trazendo à tona as memórias afetivas de seus familiares, Kim constroi, assim, um imaginário da conscientização da nossa dependência e da ligação profunda com todos os seres da natureza.
A exposição estará presente entre os dias 07 e 30 de maio, das 08h às 18h, no Foyer do Adufg-Sindicato. Não deixe de contemplar!