Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 31/07/2025 - Notícias
Com a presença do Adufg-Sindicato, começa oficialmente o XXI Encontro Nacional da Proifes-Federação

Teve início na noite desta terça-feira (30/07), em Florianópolis (SC), o XXI Encontro Nacional da Proifes-Federação. O Adufg-Sindicato marcou presença na cerimônia de abertura ao lado de outras entidades sindicais que integram a Federação. O evento, que segue até o próximo sábado (02/08), reúne delegações de todo o país para debater os desafios e propor caminhos para o fortalecimento da educação pública, com foco na valorização da carreira docente, no investimento em ciência e tecnologia e na defesa dos direitos dos aposentados.
Na solenidade de abertura, o presidente do Proifes-Federação, Wellington Duarte, destacou o papel da entidade na defesa dos direitos do ensino superior público, em um cenário de crise internacional que impacta diretamente a aprovação de pautas nacionais. Ele ressaltou a bem-sucedida negociação com o Governo Federal, que garantiu reajuste salarial na folha de pagamento dos servidores em fevereiro de 2025.
“Esse é o encontro da resiliência, porque a federação, exatamente por ser o que é, democrática, plural e aberta ao diálogo, é constantemente atacada junto a seus sindicatos federados. Além disso, eu preciso dizer que conseguimos uma vitória histórica neste ano, graças a um grupo de jovens professores, que procuraram o Proifes e fundaram a Associação Sindical dos Docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, o ADIFCE-Sindicato”, destacou.
Representando a entidade anfitriã, o presidente da Apufsc Sindical, Carlos Alberto Marques, reforçou o papel do movimento sindical frente aos retrocessos que ameaçam a educação superior. Entre os principais temas citados, estão o combate ao avanço da extrema-direita, a defesa do financiamento público das universidades e institutos federais, a regulação da inteligência artificial e a necessidade de aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE)
“Estamos felizes em recepcionar cada um e cada uma de vocês. A Apufsc Sindical tem reafirmado à nossa categoria a assertiva decisão de atuar federativamente com o Proifes, em busca da modernização do sindicalismo universitário, por meio de pautas que envolvem a ciência e a participação social na construção de políticas públicas, direitos humanos e na busca pela solidariedade, democracia e pela defesa do serviço público", disse.
A presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC), Ana Júlia Rodrigues, alertou para o posicionamento do Congresso Nacional, que vem adotando medidas contrárias aos servidores públicos. Ela reforçou a necessidade do trabalho sindical na defesa dos direitos da educação, em especial contra a aprovação da Reforma Administrativa.
“Hoje nós não temos o Congresso a nosso favor. Temos uma atuação em que o parlamento impõe os seus ideais, como a Reforma Administrativa. Nós precisamos pressionar os deputados para que não aprovem essa reforma, que é a destruição do serviço público. E não só do concursado, do servidor público. Precisamos desmentir essa construção que foi feita contra os serviços públicos, contra as universidades", destacou.
A presidenta do Adufg-Sindicato, Geovana Reis, também participou da cerimônia de abertura e destacou a importância do momento para a organização coletiva da luta sindical. “Estamos aqui para discutir a jornada de lutas que vamos construir coletivamente. Este é um momento fundamental para elaborar toda a estratégia de mobilização que será desenvolvida pela Federação e pelos sindicatos em suas bases. Nossa expectativa é de que seja um evento propositivo, que fortaleça o movimento e traga encaminhamentos concretos”, afirmou.
Outras autoridades também marcaram presença, como o representante do Fórum Nacional de Educação (FNE) e da Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), Heleno Araújo, a diretora-geral da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Gabriela Bonilla, e a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges.
Pelo Adufg-Sindicato, também estão presentes no evento o 1º vice-presidente, Humberto Carlos Ruggeri Júnior; a 2ª vice-presidenta, Luciana Elias; o 3º vice-presidente, Ricardo Ribeiro Moura; e os diretores Cristiano Farias (Administrativo), Flávio Silva (Financeiro), Alessandra Gomes de Castro (Assuntos Interinstitucionais), Marilda Shuvartz (secretária) e Maria José Pereira (Assuntos Educacionais e de Carreira). Também compõem a delegação os professores Abraão Garcia Gomes, Ana Christina Kratz, João Batista de Deus, Marley Apolinário e Raviel Eurico Basso.