Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/08/2025 - Notícias

Violonista italiano Giacomo Copiello encanta público na segunda edição do Concertos Adufg

Violonista italiano Giacomo Copiello encanta público na segunda edição do Concertos Adufg

O violonista italiano Giacomo Copiello, um dos grandes nomes do violão clássico internacional, foi o destaque da segunda edição do projeto “Concertos Adufg”, promovido pelo Adufg-Sindicato na noite da última segunda-feira (04/08). A apresentação reuniu cerca de 200 pessoas, que lotaram o auditório da entidade para prestigiar um espetáculo de altíssimo nível técnico e artístico.

Com patrocínio do Sicredi Cerrado GO, a iniciativa tem como principal objetivo valorizar a diversidade cultural e ampliar o acesso à música de concerto, o projeto conta com curadoria das professoras Ana Flávia Frazão e Gyovana Carneiro e já se consolidou como uma das grandes ações culturais do Adufg-Sindicato. 

Nesta edição, o público teve a oportunidade rara de ouvir o violão Brahms de oito cordas, instrumento utilizado por Copiello e ainda pouco conhecido no Brasil. Ao longo do concerto, o músico interpretou transcrições de peças originalmente compostas para piano, adaptadas por ele mesmo para o violão ampliado, proporcionando sonoridades mais graves e uma nova experiência auditiva.

"Estou muito feliz por estar aqui em Goiânia esta noite e rever antigos amigos. É um prazer tocar para um público tão caloroso. O violão Brahms permite uma riqueza maior de timbres, e fico muito satisfeito por poder compartilhar isso com vocês", declarou Copiello ao final da apresentação, sob aplausos.

Projeto em expansão
A presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, destacou a importância do projeto para a construção de uma agenda cultural contínua no sindicato. “Recebemos hoje um renomado violonista italiano que nos brindou com um concerto belíssimo. Além disso, essa apresentação também marcou a abertura cultural da semana de planejamento da UFG, o que amplia ainda mais o alcance da iniciativa”, explicou.

Segundo ela, o projeto busca consolidar o papel do Adufg-Sindicato como espaço de fomento à cultura em Goiás. “Queremos transformar o sindicato em um polo cultural, oferecendo música de qualidade para a comunidade universitária e para a população goiana em geral”, afirmou.

Excelência artística
Responsáveis pela curadoria do projeto, as professoras Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão ressaltaram o cuidado na escolha dos artistas e na diversidade das formações musicais. “Temos um compromisso com a excelência. Já realizamos um concerto com trio de piano, violino e violoncelo, e agora tivemos o violão solo. Nas próximas edições, traremos piano e canto, além de um quarteto de cordas”, revelou Gyovana Carneiro.

Ela destacou ainda a oportunidade de contar com Copiello durante sua passagem pelo Brasil. “Foi uma sorte ele estar no país neste período. Conseguimos trazê-lo para Goiânia e oferecer ao nosso público um espetáculo raro, com um artista de excelência”, revela.

Para Ana Flávia Frazão, a apresentação de Giacomo Copiello foi uma experiência musical única. “Ele trouxe um instrumento que oferece sonoridades muito especiais, com uma tessitura mais ampla e a possibilidade de novas interpretações para obras clássicas. A atmosfera do concerto foi intimista e emocionante”, comentou.

Agenda
Durante o evento, a presidenta Geovana Reis aproveitou para anunciar a programação cultural do semestre. “Já no próximo dia 13 de agosto, teremos mais uma edição da Quarta Cultural. E o projeto Concertos Adufg seguirá com mais duas apresentações até o final do ano. Fiquem atentos, pois muitas atividades culturais estão por vir", disse.