Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 03/09/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato e Sint-IFESGO discutem ações conjuntas na defesa de docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Jataí

Adufg-Sindicato e Sint-IFESGO discutem ações conjuntas na defesa de docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Jataí

Representantes do Adufg-Sindicato e do Sint-IFESGO estiveram reunidos, na última semana, em Jataí, para discutir ações conjuntas em defesa dos servidores públicos. Além de debater temas nacionais, como a reforma administrativa, o encontro também tratou de pautas locais, relacionadas às condições de trabalho e à valorização de docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

O foco central foi a humanização das relações de trabalho e a construção de uma agenda coletiva que fortaleça a mobilização das categorias na cidade e em toda a região sudoeste do Estado. “Estamos construindo uma agenda coletiva para enfrentar pautas que nos afetam em comum. A integração entre docentes e técnicos fortalece nossa luta e amplia nossa capacidade de mobilização. O sindicato existe pela sua base, e é junto dela que devemos traçar os rumos da nossa atuação”, afirmou a 2ª vice-presidente do Adufg-Sindicato, professora Luciana Elias.

Durante a reunião, foi definida a intensificação de ações conjuntos entre Adufg-Sindicato e Sint-IFESGO, com iniciativas voltadas ao bem-estar e à valorização das categorias representadas pelas duas entidades sindicais. Também ficaram confirmadas a participação conjunta em eventos institucionais, como o Segundo Arte UFJ, em setembro, além das celebrações do Dia do Servidor Público, em outubro de 2025, e do Dia do Trabalhador, em maio de 2026.

Outro ponto em destaque foi o debate sobre os impactos da reforma administrativa no serviço público e a construção de estratégias de resistência contra a precarização das condições de trabalho. “Estamos construindo uma agenda coletiva para enfrentar pautas que nos afetam em comum. A integração entre docentes e técnicos fortalece nossa luta e amplia nossa capacidade de mobilização. O sindicato existe pela sua base, e é junto dela que devemos traçar os rumos da nossa atuação”, ressaltou Luciana Elias.

Pelo Sint-IFESGO, participaram da reunião Eulezzy Mon do Carmo, Nilmar Natanael Rodovalho e Darlan Marques da Silveira.