Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 08/09/2025 - Notícias
Quarta Cultural traz exposição e recital em homenagem a Elder Rocha Lima

Nesta quarta-feira (10/09), a partir das 18h30, o Adufg-Sindicato sedia a Quarta Cultural do mês de setembro. O evento contará com a vernissage da exposição “Serra Dourada”, homenagem ao professor Elder Rocha Lima (1928-2024), e com o recital do Duo Martins-Botelho, formado pelos professores sindicalizados Martha Martins (piano) e Marcos Botelho (trombone), da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC-UFG).
Exposição
Organizada pelo Instituto Bertran Fleury e pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (PRPI) e Extensão e Cultura (PROEC) da UFG, a exposição presta homenagem a Elder Rocha Lima, arquiteto, pintor, aquarelista e desenhista goiano, um dos maiores nomes das artes visuais do estado e fundador do curso de Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
O valor arrecadado com a venda das gravuras será destinado à Unidade de Pesquisa em Biodiversidade Prof. José Ângelo Rizzo, da UFG. A exposição permanecerá no Foyer da sede Goiânia durante todo o mês de setembro.
Recital
Criado em 2014, o Duo Martins-Botelho busca pesquisar e divulgar a música brasileira, especialmente composições originais para piano e trombone. O repertório inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Gilberto Gagliardi, José Siqueira, além de compositores goianos como João Ribeiro e Joaquim Edison de Camargo.
Segundo Martha Martins, a escolha do repertório visa homenagear Elder Rocha Lima, conectando a música goiana à exposição. “Queremos ressaltar o potencial da música local e homenagear o prof. Elder Rocha Lima com composições de João Ribeiro e Joaquim Edison de Camargo, já que todos são nativos da Cidade de Goiás”, afirma.
Sobre Elder Rocha Lima
Elder Rocha Lima foi pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, artista gráfico e professor. Formado em Arquitetura pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1955, conciliou a arquitetura com a pintura, registrando imagens do cotidiano, figuras humanas e naturezas-mortas. Lecionou História da Arte do Brasil e Desenho em diversas instituições de Goiânia e fundou a Empresa Terracota Ltda., especializada em cerâmica artística.
Os artistas
Martha Martins é professora da EMAC-UFG, com graduação em Piano e Licenciatura em Educação Artística (UFG), Mestre em Musicologia (Conservatório Brasileiro de Música, RJ) e Doutora em História da Arte e Musicologia (Universidad de Salamanca, Espanha).
Marcos Botelho é professor da EMAC-UFG, coordenador do Laboratório BandaLab e do grupo Trombones Goianos. Autor de três métodos pedagógicos, suas pesquisas envolvem Bandas de Música e Pedagogia do Trombone. Possui ampla experiência em música de câmara e apresentações internacionais, incluindo o International Trombone Festival (EUA).