Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/10/2025 - Notícias

Festa do Dia dos Professores e das Professoras do Adufg-Sindicato reúne alegria e celebração

Festa do Dia dos Professores e das Professoras do Adufg-Sindicato reúne alegria e celebração

A Sede Campestre do Adufg-Sindicato foi palco, no último sábado (18/10), de mais uma edição da tradicional Festa do Dia dos Professores e das Professoras. O evento reuniu cerca de 500 pessoas  - entre docentes sindicalizados, familiares e convidados -, em uma tarde marcada por reencontros, celebração e muita alegria. Música ao vivo com Xexéu e a banda Nóys é Nóys, cardápio variado e sorteio de prêmios, que incluíram kits para churrasco e uma TV de 50 polegadas, animaram a confraternização.

Na ocasião, a presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, destacou a importância da data e homenageou os docentes pela dedicação e empenho. “Hoje celebramos a profissão que transforma vidas. Este é um momento para reconhecermos o valor de cada professor e professora, para nos orgulharmos da nossa missão de educar e para reafirmarmos a luta por melhores condições de trabalho e valorização da docência”, afirmou.

Na ocasião, ela também lembrou do aniversário de 30 anos da inauguração da Sede Campestre, ressaltando ainda o trabalho de profissionais que contribuem diariamente para a manutenção do espaço, como o colaborador Cláudio Gomes de Sousa. “É um trabalho que exige muito envolvimento do profissional. Lembramos deste dia para valorizarmos aquilo que fazemos e para lutarmos por condições melhores de trabalho”, disse.

O professor Johnson Machado, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, frequentador assíduo de eventos do Adufg-Sindicato desde 2008, destacou o a comemoração como um momento de convivência e resistência. “Se olharmos todo o contexto histórico do nosso país, não há profissão mais importante do que a de educar. Precisamos nos valorizar e ter o anseio de realizar o melhor trabalho possível”, declarou.

A professora aposentada Mary Fátima de Lacerda Mendonça, da Faculdade de Letras da UFG, ressaltou o carinho pelo espaço e a conexão com a natureza que a Sede Campestre proporciona. Ela também falou sobre a vocação que move quem ensina. “Lecionar é uma devoção que abraçamos com carinho, empenho e responsabilidade. Mesmo diante dos obstáculos e da falta de apoio e políticas públicas, a docência é repleta de encantamentos. É a profissão que escolhi, e nela acredito”, ressaltou.

A diretora de Comunicação, Promoções Sociais, Culturais e Científicas da entidade, professora Glaucia Carielo, comemorou a oportunidade de atuar à frente da pasta na organização da festa. “Esta é uma data muito especial para a nossa profissão, e celebrar com colegas e familiares também fortalece a integração entre novos e antigos sindicalizados”, disse.

O diretor administrativo, professor Cristiano Farias, reforçou que a festa também celebra as lutas e conquistas da categoria ao longo do ano, com um olhar voltado para o futuro. “Separamos este dia para pensarmos em alternativas e propostas que possam nos auxiliar no processo de reivindicar nossos direitos”, lembrou.

Confira todas as fotos do evento clicando AQUI.