Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/01/2026 - Notícias

Leitura e criatividade marcam programação especial de férias da Biblioteca Comunitária Adufg-Libris

Leitura e criatividade marcam programação especial de férias da Biblioteca Comunitária Adufg-Libris

Leitura, imaginação e atividades artísticas deram o tom da programação especial de férias promovida pela Biblioteca Comunitária Adufg-Libris, nos dias 15 e 16 de janeiro, na sede administrativa do Adufg-Sindicato, em Goiânia. Voltada para crianças a partir de 4 e 5 anos, a iniciativa reuniu oficinas de leitura, desenho e arte com massinha, proporcionando momentos de aprendizado e diversão fora do ambiente digital.

Durante os dois dias, as crianças tiveram contato com novas histórias e foram estimuladas a exercitar a criatividade a partir das narrativas apresentadas. As obras escolhidas para a programação foram Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque; Sovacos, de Miguel Walcacer; e Hipopô, de Weberson Santiago, livros que abordam temas como sentimentos, convivência, diversidade e aceitação das diferenças.

De acordo com a bibliotecária Áquila Nogueira, a proposta da atividade é aproximar o público infantil do universo da leitura, alcançando tanto a comunidade interna do sindicato e da biblioteca quanto o público externo. “Nosso desejo é introduzir a leitura, com toda a sua imaginação, na vida dessas crianças e incentivar que pais e responsáveis fortaleçam esse hábito no dia a dia”, afirmou.

Áquila destaca ainda que ações como essa ganham importância em um contexto em que o contato com telas ocorre cada vez mais cedo. “Combinar a leitura com atividades artísticas estimula a criatividade e ajuda as crianças a internalizarem as temáticas dos livros. Trabalhar assuntos como amizade, preconceito e aceitação desde cedo contribui para a formação do senso crítico”, explicou.

Para a bibliotecária, a iniciativa reforça o papel social do Adufg-Sindicato ao promover atividades educativas também para o público infantil. “Ao realizar esse tipo de programação, a entidade investe em educação e amplia o alcance da Biblioteca, que é um espaço aberto à comunidade, atende escolas locais e oferece experiências de aprendizado. Os pais que participam costumam ficar encantados com o que encontram aqui”, concluiu.