Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/10/19 - Notícias

Moção de Aplauso homenageia cursos nota cinco no Enade da UFG e IFG

Gestores, diretores e coordenadores receberam certificados na Câmara Municipal de Goiânia. Homenagem foi proposta pela presidência do Adufg

Moção de Aplauso homenageia cursos nota cinco no Enade da UFG e IFG

Nesta quinta-feira (17), a Câmara Municipal promoveu, em sessão solene encabeçada pelo vereador Anselmo Pereira, Moção de Aplauso em homenagem à UFG e ao IFG pelos cursos de graduação nota 5 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado no dia 4 de outubro. A mesa diretora foi composta pelo reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, pelo vereador Anselmo Pereira, pelo reitor da UFG, Edward Madureira, pelo presidente do Adufg-Sindicato, Flávio Alves da Silva, diretora da Educação Básica e Superior da Pró-reitoria de Ensino do IFG Maria Valeska Lopes Viana e pelo professor da UFG e diretor do Centro Avançado de Diagnóstico de Mama (Cora), doutor Luiz Fernando Pádua Oliveira. A homenagem foi proposta pelo presidente do Sindicato, Flávio Alves da Silva. 

“Temos aqui o grito da universidade pública do Brasil”, disse o vereador Anselmo Pereira em sua fala, “este grito continua ecoando para chegar lá em Brasília aos ouvidos moucos daqueles que não têm sensibilidade de entender que educação é o mecanismo de transformação de qualquer sociedade. Ai daquele que não entender que a educação é a alavanca mestra da civilização moderna”.

Flávio Alves da Silva Flávio Alves da Silva cumprimentou os vereadores pela defesa da casa em relação aos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES) e da Educação. “Precisamos do apoio de vocês e este apoio lá em Brasília será fundamental. Necessitamos sensibilizar a banca goiana a defender a UFG e os IFES. O Governo Federal está nos atacando dia-a-dia seja com o Future-se, com o contingenciamento ou com a EC 95. Se sofremos hoje com falta de recursos, é por causa da EC 95, temos que trabalhar para revogá-la. Quanto ao Future-se, temos um Programa sem pé nem cabeça cuja intenção é tirar a autonomia da universidade e dos institutos”, afirmou.

Entre os homenageados, o mesmo sentimento de missão cumprida e críticas ao posicionamento do atual governo. “Nós da FIC estamos especialmente satisfeitos porque neste último exame temos dois cursos nota cinco e os demais são notas quatro. Nossa avaliação é a melhor possível e vai na contramão do que o Governo Federal vem falando das universidades. O poder público local nos reconhecer é mais do que uma honra”, disse a professora Angelita Pereira de Lima, diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), “atingimos nota 5 e a UFG está entre as melhores universidades do País, isto é por um conjunto de ações. Quando se implantou as cotas, por demanda social, para alunos de escola pública e cotas raciais, se dizia que a qualidade da formação ia cair e o Enade desmente tudo isso e o que de resto vem se falando das instituições públicas”.

Concordou a professora Bartira Macedo de Miranda, diretora da Faculdade de Direito (FD): “ficamos muito felizes porque a Faculdade de Direito é a instituição de educação superior mais antiga de Goiás. Somos tradicionais, mas também somos a instituição mais moderna do campo jurídico, estamos realmente em uma posição de liderança do debate jurídico de qualidade no Estado de Goiás, preparando nossos alunos de maneira adequada”.

Concluiu o professor Celso Camilo, do Instituto de Informática (INF) que além de receber a homenagem, também é Secretário Municipal de Economia, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec): “recebo a homenagem com muita alegria e satisfação porque é o reconhecimento de um trabalho longo, de muitos anos, de pesquisa e contribuição para a qualidade de vida das pessoas. Ressalto a importância deste tipo de movimento especialmente neste momento histórico que estamos passando em que a universidade está em xeque. Nenhum país desenvolvido questiona o papel da universidade, pelo contrário, valorizam o papel da sua universidade junto à população. A Câmara Municipal está de parabéns por reconhecer o papel de todos os servidores que compõem essa instituição”.