Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/10/19 - Notícias

Professor Salvador de Carvalho realiza exposição no Adufg-Sindicato

Docente aposentado do Instituto de Ciências Biologicas compõe o grupo de desenho e pintura do Grupo Travessia

Professor Salvador de Carvalho realiza exposição no Adufg-Sindicato

O professor aposentado Salvador de Carvalho da área de genética do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) realizou uma exposição dos seus desenhos e pinturas na Sede Adminitrativa do Adufg-Sindicato, em Goiânia.

O evento ocorreu na noite da última sexta-feira, 18 de outubro, no Espaço de Saúde, Cultura e Lazer do Sindicato. Bem longe da genética, o docente começou a pintar há poucos meses após ingressar no grupo de desenho e pintura do Grupo Travessia.

Antes disto, ele não tinha experiência com desenhos: "a gente desenhava células (risos), mas fora isso, não", brinca. Ele compartilhou o sentimento de estar expondo pela primeira vez e sobre pintar: "é muito bom. Você viaja, parece que vai para outro planeta, esquece seus problemas. É muito gratificante, é como uma terapia ocupacional e ao mesmo tempo é uma atividade que dá muito prazer. Eu gostei muito de ter entrado neste campo e espero continuar nele".

"Ele esteve fazendo aula conosco no ano passado e este ano chegou com esta surpresa para nós de fazer exposição antes da gente, em novembro. Quis fazer esta individual antes, é muito corajoso (risos). Seu trabalho está muito bonito", elogiou a professora Jane Sarques, ex-coordenadora do Grupo Travessia.

"O professor Salvador era de genética, que nunca desenhou nem pensou em ser artista. Se aposentou, fez alguns meses de curso e se descobriu artista. Foi pra casa e fez esta maravilha de produção. Ele está fazendo uma das coisas mais importantes: se expondo; às críticas, à apreciação, que é o que o artista faz", disse a professora Ana Christina Kratz, atual coordenadora do Travessia e diretora de Convênios e de Assuntos Jurídicos do Adufg.

Inscrições IX Exposição de Arte 

Ela aproveitou para fazer o convite para que os professores se inscrevam na IX Exposição de Arte e Artesanato dos Professores da UFG. "Este evento nasceu de forma despretensiosa, simplesmente pra gente saber qual era o hobby dos professores aposentados e o que estavam produzindo. Hoje é uma exposição que faz parte do calendário do Adufg e que é esperado, porque a cada dia ele tem mais qualidade e revela o empenho, avanço e o aprimoramento dos professores em produzir mais e melhor. Fazendo com que sua produção signifique, uma nova forma de estar no mundo", disse.

As inscrições já estão abertas, podem ser feitas pessoalmente na Sede do Sindicato e o evento será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro.