Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/10/19 - Notícias

Goiânia sedia III Encontro Nacional do GT Direitos Humanos da PROIFES-Federação nos dias 7 e 8 de novembro

Evento é aberto para professores e alunos. Inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no nosso site até esta quarta-feirta, 6/11

Goiânia sedia III Encontro Nacional do GT Direitos Humanos da PROIFES-Federação nos dias 7 e 8 de novembro

O Grupo de Trabalho Direitos Humanos: raça/etnicidade, gênero e sexualidades da PROIFES-Federação realizará em Goiânia, nos dias 7 e 8 de novembro, a terceira edição de seu Encontro Nacional. Em parceria com o ADUFG-Sindicato, o evento vai reunir na capital goiana representantes de sindicatos federados à PROIFES, especialistas e estudiosos para debater as conexões entre Direitos Humanos, Educação e assuntos relacionados ao tema desta edição: “Os Direitos Humanos em tempos de crise da democracia”.

“A relação entre Direitos Humanos e democracia é direta e de interdependência, ou seja, mais democracia exige mais direitos humanos, e vice-versa. Por isso, a escolha do GT Direitos Humanos da PROIFES em debater este tema nesse momento político que estamos vivendo é importante, porque verificamos uma diminuição do espaço democrático no mundo, e principalmente no Brasil, especialmente nos ambientes em que a democracia e os Direitos Humanos deveriam se fortalecer, que é o espaço das universidades e institutos federais”, afirmou o diretor de Direitos Humanos da PROIFES-Federação, e coordenador do GT, Nildo Ribeiro do APUB-Sindicato.

A solenidade de abertura do evento será realizada na quinta-feira, 7 de novembro, no auditório do ADUFG-Sindicato, às 19 horas. Já na sexta-feira, 8/11, a programação acontece no auditório Professor Biolkino Pereira, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado na Praça Universitária.

“Muitos progressos foram feitos desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que neste ano completa 71 anos, mas os desafios ainda persistem, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade. Nós temos que garantir o futuro da democracia no País, que inclusive está ameaçada com o governo Bolsonaro. Costumava ser para todos, direitos humanos universais e os três pilares — Paz e Segurança, Desenvolvimento e Direitos Humanos, e nós vemos um retrocesso. O ADUFG-Sindicato se sente muito honrado em sediar este importante evento”, destacou o tesoureiro da PROIFES-Federação, e presidente do ADUFG-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva.

 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo sistema Sympla até o dia 6 de novembro por meio do link: https://bit.ly/2P8v2H8. O evento é aberto para professores, alunos e as inscrições são gratuitas. São 50 vagas disponíveis para a abertura do evento (7/11) e 60 para as palestras que serão ministradas no dia 8/11. Aos participantes serão emitidos certificados.

Confira abaixo a programação completa do III Encontro Nacional do GT Direitos Humanos da PROIFES-Federação: