Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/10/19 - Notícias

FNPE debate ações em defesa da Educação e recebe prêmio Darcy Ribeiro na Câmara dos Deputados

Diretores do Adufg, Daniel Christino e Veridiana Maria participaram da solenidade em Brasília

FNPE debate ações em defesa da Educação e recebe prêmio Darcy Ribeiro na Câmara dos Deputados

“O Prêmio Darcy Ribeiro, aprovado por parlamentares da Comissão de Educação da Câmara, representa o reconhecimento da construção de um espaço de formulação do debate político e de planejamento das lutas no enfrentamento aos ataques à Educação brasileira, e este reconhecimento é fundamental para a continuidade desse processo, inclusive agregando outras entidades que ainda não participam do Fórum”, afirmou ontem, 29, o presidente da PROIFES-Federação, Nilton Brandão (SINDIEDUTEC), após reunião da coordenação executiva do FNPE, realizada na Sede da PROIFES, em Brasília.

O FNPE representa a concentração das principais entidades da luta pela Educação, e “a reunião de hoje apresentou avanços no debate dos temas distribuídos em diferentes grupos de trabalho do Fórum: sistema nacional de educação; formação de professores; defesa do Fundeb; luta contra o Future-se e militarização das escolas. Além disso, a coordenação discutiu e aprovou uma moção de apoio à luta do povo chileno contra as políticas de arrocho e redução de direitos sociais naquele país”, complementou Brandão.

A reunião desta terça-feira contou com a presença de todas as entidades da coordenação do Fórum, e discutiu temas conjuntura e formação de professores. Já a luta contra o Future-se e pelo Fundeb permanente foi outro dos temas destacados na reunião.

A resistência aos desmontes de políticas públicas e educacionais, e ações e estratégais pontuais na condução do projeto educacional brasileiro também foi destaque. As demandas e lutas dos estudantes, tanto da Educação Básica quanto da Educação Superior, e a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15 de 2019, que trata da manutenção e fortalecimento do Fundeb foram a tônica da fala de Guilherme Barbosa, diretor de políticas educacionais da UNE.

Prêmio Darcy Ribeiro

Na tarde desta terça-feira o FNPE foi uma das três entidades ou personalidades agraciadas com o Prêmio Darcy Ribeiro, que concede diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

Os votos são concedidos por membros da Comissão de Educação da Câmara, e a cerimônia de premiação foi realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Em 2019 foram recebidas 39 indicações ao Prêmio, com seleção de 10 finalistas. O FNPE foi representado por sua secretária executiva, Adercia Hostin, que destacou na ocasião as lutas coletivas e capacidade organizativa do FNPE.

O Fórum Nacional Popular de Educação é uma articulação plural e representativa que reúne mais de 35 entidades nacionais do campo educacional que se mobilizam em defesa da educação em seu conjunto, sendo um estratégico espaço coletivo e democrático de construção de políticas educacionais. Entre as entidades que constroem o FNPE estão a CNTE, a Contee, a PROIFES e a Fasubra, representando milhões de trabalhadores em educação das redes públicas e privadas, básica e superior; as entidades de estudos e pesquisas, como Anped, Anpae, Anfope, ABdC e Fineduca; a Campanha, o Mieib e os Fóruns de Eja do Brasil; a UNE e a Ubes, representando os estudantes, entre outras expressivas, importantes entidades nacionais com forte, histórica e qualificada atuação no campo educacional, em todas as etapas, níveis e modalidades.

Nesta edicação também foram agraciados com Prêmio Darcy Ribeiro a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)  e o professor Jayse Antônio da Silva Ferreira.