Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/11/2019 - Notícias

I Fórum Multidisciplinar de Envelhecimento tem início hoje, 28, em Goiânia

O evento é promovido pelo NEPEV-UFG até este sábado, 30/11, e reúne pesquisadores e profissionais de saúde de renome nacional

I Fórum Multidisciplinar de Envelhecimento tem início hoje, 28, em Goiânia
Fotos: Diogo Fleury

Teve início hoje, 28 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), o 1º Fórum Multidisciplinar de Envelhecimento de Goiânia que aborda o tema “Desafios da longevidade, conhecer para vencer”. Realizado pela Academia Goiana de Medicina (AGM) com apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento da Universidade Federal de Goiás (NEPEV-UFG) o evento segue até este sábado, 30/11. Sua programação contempla palestras, atividades recreativas e apresentações culturais.

O Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Sindicato e representante do Adufg no NEPEV-UFG, Abraão Garcia Gomes, participou da solenidade de abertura do Fórum na tarde desta quinta-feira. O docente aposentado destacou a mudança na abordagem sobre o envelhecimento. “Envelhecer era uma coisa que ninguém dava importância. No entanto, a terceira idade tem reivindicado políticas públicas. Com isso, os debates são importantes e necessários”, explicou Garcia.

Coordenadora do NEPEV-UFG, Cláudia Zanini, falou do processo de envelhecimento pelo qual a população brasileira vem passando. “Projeções indicam que em 20-30 anos a população idosa será maior. Quais são as consequências dessa mudança? Por isso, esse evento tem como objetivo auxiliar profissionais de saúde e a sociedade para ajudar essa nova e crescente parcela de pessoas da terceira idade”.  

Zanini defende que conversar mais sobre o processo de envelhecimento é um dos caminhos para naturalizar essa mudança que irá ocorrer na vida de todos. Essa discussão, é inclusive o maior foco do NEPEV dentro da UFG. “A nossa missão é tentar colocar a temática do envelhecimento de forma transversal e inserir o assunto para todos os cursos e não só para aqueles que pensamos que vai tratar diretamente o idoso”, pontuou a coordenadora.

Acesse a programação completa no link: https://bit.ly/37vVph7

Serviço

1º Fórum Multidisciplinar de Envelhecimento: “Desafios da longevidade, conhecer para vencer”

Data: De 28 a 30/11/2019 no auditório do Cremego

Mais informações: (62) 3091-3950 Eventos All

Texto: Jean Evangelista (estagiário de Jornalismo)*