Notícias

Autor: Jean Evangelista - estagiário do curso de jornalismo

Publicado em 12/12/2019 - Notícias

Instituto de Ciências Biológicas da UFG realiza homenagem aos primeiros alunos da unidade acadêmica

Evento fez parte de uma série de atividades que busca valorizar a história do ICB que completou 51 anos neste mês

Instituto de Ciências Biológicas da UFG realiza homenagem aos primeiros alunos da unidade acadêmica

“É importante que as pessoas se apoderem dessa história para que saibam como construir o futuro”, defendeu o diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Gustavo Pedrino, durante a realização de cerimônia em homenagem aos alunos (as) formados nas primeiras turmas dos cursos de graduação do ICB.

O evento foi realizado na tarde da última sexta-feira, 6 de dezembro, e teve como objetivo relembrar a trajetória das graduações da unidade acadêmica. O Instituto é um dos maiores da UFG e conta com cerca de 1.900 alunos formados pelos seus cursos, além de oferecer disciplinas básicas para diversas outras graduações da Universidade.

Segundo o vice-diretor do ICB, professor Rones Paranhos, a atividade fez parte de uma série de solenidades promovidas para mostrar e recontar a história do Instituto para alunos, docentes e técnicos-administrativos. A instituição completou 51 anos neste mês de dezembro. ”A história nos fornece elementos para repensar o lugar que nós ocupamos hoje. Isso é muito importante para que os nossos alunos de graduação e pós-graduação tomem consciência da nossa trajetória, até mesmo para que esses alunos se apropriem da importância do ICB para o País e possam defendê-la em outras instâncias.”, definiu Paranhos.

Egresso de destaque

O deputado federal Zacharias Calil (DEM) é um dos alunos egressos do ICB de maior destaque em nível internacional devido ao seu trabalho de separação de gêmeos (as) siamesas. Graduado em Medicina, Calil teve aulas de disciplinas ministradas no Instituto e que foram fundamentais para a sua formação.

Com uma história ligada ao Ensino Superior público e de qualidade, o parlamentar é reconhecido por defender o investimento em pesquisa, ciência e tecnologia.  Porém, o lado humano da pesquisa e do desenvolvimento também é um ponto importante para o médico. “Criamos no ICB um relacionamento muito grande, principalmente com professores (as), aquela vivência que tivemos durante anos me ensinou a como ser um profissional mais humanizado”, relembrou com orgulho.

A cerimônia também contou com a presença de alunos (as) que estão construindo o hoje do ICB. A doutoranda Juliana Prado, graduada e também mestre pelo Instituto, participou da organização do evento.

Com mais de oito anos de relação com a unidade acadêmica, a estudante se emociona ao falar sobre a instituição e defende que os discentes do Instituto devem se ligar mais ao seu espaço de estudo. “Abraçando a história e defendendo a Educação temos muito a contribuir com as gerações futuras e também com a nossa geração, principalmente quando lidamos com um governo que em nada colabora com a produção de conhecimento científico”.