Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/01/2020 - Notícias

Diretor administrativo do Adufg-Sindicato participa de reunião com egressos na reitoria da UFG

Foram discutidas maneiras de incluir ex-alunos na comunidade acadêmica

Diretor administrativo do Adufg-Sindicato participa de reunião com egressos na reitoria da UFG

Texto e foto: Ana Paula Vieira

Um grupo de cerca de 15 egressos da UFG esteve no Gabinete da Reitoria nessa sexta-feira (24/1), para conversar com o reitor Edward Madureira e a vice-reitora Sandramara Matias sobre ações voltadas para a relação com ex-alunos da Universidade. Convidados pelo advogado formado na UFG Eliomar Pires Martins, os profissionais graduados em diferentes áreas colocaram a sua disposição em colaborar com a instituição e fortalecer a defesa da Universidade.

Os participantes enfatizaram a importância da UFG em suas trajetórias e o sentimento de gratidão e de pertencimento à Universidade. Entre os presentes, o diretor administrativo do Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg), João de Deus, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes GO), Renato Candido da Silva, também ressaltaram a relevância do projeto e o interesse das entidades em apoiarem a iniciativa.

O reitor da UFG, Edward Madureira, explicou que a Universidade está desenvolvendo ações voltadas para os egressos, como o encontro realizado em novembro de 2019 e o programa Sempre UFG, que inclui uma plataforma digital onde ex-estudantes podem se cadastrar e ter acesso a benefícios exclusivos como cursos de educação continuada e acesso à Biblioteca Digital. “Estamos estruturando alguns instrumentos de acompanhamento dos egressos. Não tem nada melhor do que termos uma associação caminhando ao nosso lado nesse trabalho”, destacou o reitor.

Para Edward Madureira, o relacionamento com os egressos pode subsidiar o planejamento da Universidade: “Estamos olhando para o futuro da UFG”, afirmou. Ele também enfatizou que outras iniciativas de criação de uma associação foram tomadas em anos anteriores, e sugeriu aos presentes que entrem em contato com pessoas e grupos interessados. “Somos mais de 100 mil. O potencial do que estamos falando é inimaginável”, concluiu o reitor.
A vice-reitora Sandramara Matias lembrou que, em 2020, a UFG completa 60 anos de idade e que o lançamento da entidade de egressos pode fazer parte das comemorações: “Vamos ter um catálogo das atividades que vão compor as comemorações de aniversário da UFG, e os egressos são convidados a participar dessa iniciativa”.
Na sequência foram discutidas várias ações em relação aos egressos da UFG que poderão fazer parte das comemorações no decorrer de 2020.

Também participaram da reunião os egressos da UFG Du Oliveira (Música), o ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFG José Carlos Xavier (Engenharia Civil), Giselle da Silva Freitas (Nutrição), Igor Escher Pires Martins (Direito), Elias Menta Macedo (Direito) e a professora aposentada Rosângela Nunes Almeida Castro (Engenharia Elétrica), Taynan Alexandre Camilo (egresso da Engenharia Elétrica) e Acácio Gomes. O secretário de Planejamento e Avaliação da UFG, Vicente Ferreira e o coordenador de Assuntos Institucionais do Gabinete da Reitoria, Tasso Leite também acompanharam o encontro. 

Fonte: https://reitoriadigital.ufg.br/n/123439-egressos-da-ufg-discutem-criacao-de-entidade