Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/01/2020 - Notícias

Formação de professores indígenas pela UFG é tema de seminário em Portugal

Professor Elias Nazareno apresenta panorama do curso de Educação Intercultural Indígena na Universidade de Coimbra

Formação de professores indígenas pela UFG é tema de seminário em Portugal

O curso de Educação Intercultural para formação de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás (UFG) será tema de seminário no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em Portugal. O professor Elias Nazareno, do Programa de Pós-Graduação em História da UFG e do próprio curso de Educação Intercultural Indígena, apresentará um panorama da graduação na próxima terça-feira, 04 de fevereiro. 

Segundo Nazareno, o seminário conta com uma análise geral do curso, apresentando a sua estrutura, os princípios pedagógicos, número de povos participantes e o funcionamento da graduação. Porém, o docente pretende também fomentar uma discussão teórica e metodológica acerca da proposta de curso que vem sendo implementada na UFG. 

 

Ao falar sobre o seminário, Elias destaca a apresentação como “uma possibilidade importante de divulgar uma proposta extremamente avançada que  chamamos de ‘construção interepistêmica’, em que os conhecimentos indígenas são tratados em condições de igualdade com os conhecimentos não-indígenas, que é uma coisa inédita que a nossa proposta traz”. 


 

A GRADUAÇÃO

Criado em 2007, o Curso de Educação Intercultural da UFG tem como objetivo a formação de professores indígenas. Atualmente com cerca de 286 alunos matriculados, pertencentes à 28 etnias, a graduação surgiu a partir da demanda de líderes indígenas, movimento que também contou com a participação de diversos professores da UFG.