Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/03/2020 - Notícias

Após pedido do Adufg-Sindicato, UFG implanta comissão de prevenção ao coronavirus

Universidade também anunciou outras medidas para evitar a propagação da doença

Após pedido do Adufg-Sindicato, UFG implanta comissão de prevenção ao coronavirus
Em resposta ao ofício enviado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) implantou uma comissão responsável pela elaboração de plano de contingência com medidas de prevenção ao coronavírus. Na última semana, o Adufg-Sindicato solicitou à instituição orientações e posicionamento em relação às medidas de prevenção à doença. 
 
De acordo com ofício encaminhado pela UFG, a comissão será responsável também pelo controle e fluxo de atendimento para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavirus (COVID-19). “As medidas elaboradas pela comissão seguem recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), de Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás”, diz o texto.
 
Outra medida adotada pela universidade é a elaboração de uma campanha para disseminar informações sobre o coronavirus e as formas de prevenção. Os materiais serão divulgados pelas redes sociais, pelo Portal UFG, além de banners, cartazes e outros materiais que serão colocados em locais de grande circulação de pessoas. A meta é atingir pelo menos 28 mil pessoas.  
 
No documento, a instituição informa, ainda, que “está sendo reforçada a disponibilização, para toda a comunidade acadêmica da UFG, de materiais para higiene das mãos, com objetivo de melhorar o acesso às medidas de higiene básica, tal como recomendado pelos órgãos de saúde pública”.
 
Ao solicitar as providências da UFG, o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, ressaltou que a confirmação de casos no Brasil causa preocupação na sociedade. “Tendo em vista o alto índice de contaminação, neste viés, é de suma importância trazer a público informações confiáveis”, destacou.
 
Número de casos avança
O Brasil registrou ao menos 151 casos confirmados de Coronavírus. O número foi atualizado nesta sexta-feira (13) a partir de balanços divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde e pelo Hospital Albert Einstein. A unidade hospitalar, localizada em São Paulo, é um centro de saúde privado que realiza testes de infecção por coronavírus, validados pelo Ministério da Saúde. Na noite desta quinta-feira (12), o hospital disse que havia confirmado 98 infecções desde o primeiro caso no país.
 
O levantamento mais recente do Ministério da Saúde, divulgado às 16h20 da quinta-feira (12), apontou que o Brasil tinha até aquele momento, 77 casos confirmados de novo coronavírus. Após o balanço, Minas Gerais confirmou mais um caso, o segundo no estado.