Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/05/2020 - Notícias

Falta de educação

Ano de Weintraub no MEC privilegia disputa ideológica em detrimento do ensino

Falta de educação
O ministro da Educação, Abraham Weintraub - Adriano Machado -15.mai.19

Após um ano de Abraham Weintraub à frente do Ministério da Educação, confirmam-se os piores prognósticos. Findos tumultuosos três meses de Ricardo Vélez Rodríguez no comando da pasta, deveria ser imprescindível dar ordem a esse setor crucial para o desenvolvimento do país, mas o substituto parece empenhado no oposto.

Hiperativo Weintraub tem se mostrado, porém mais nas redes sociais do que no MEC. O ministro se esmera em adular o presidente Jair Bolsonaro e de volta recebe agrados como a menção no profuso e confuso pronunciamento do chefe no dia 24 de abril, depois da queda de Sergio Moro (Justiça).

Movido por fanatismo, Weintraub declarou guerra ao nível de ensino sobre o qual o governo central tem jurisdição, o superior. No flanco folclórico, dedicou-se a acusar as universidades federais de acoitar marxistas, plantações de maconha e pesquisas inúteis. No administrativo, asfixia-as.

Após cortar-lhes verbas para pesquisa, o antigo professor universitário de anônima carreira promoveu mudanças polêmicas nas bolsas da Capes, principal agência de fomento à pós-graduação e à formação de quadros para o magistério, reduzindo em 17% os estipêndios das demonizadas humanidades.

No plano do ensino fundamental e médio, destaca-se pela omissão no debate sobre a renovação do Fundeb, essencial para financiar a educação básica. Nem em suas postagens se bate pelo fundo, dedicando-lhe 0,6% das manifestações em que privilegia ataques descabelados como o dirigido à China, que lhe rendeu um inquérito no Supremo Tribunal Federal para apurar crime de racismo.

Esse nível basilar do ensino compete aos governos municipais e estaduais, mas o MEC mantém os secretários de área no escuro quanto às políticas e iniciativas federais. Da merenda em tempos de pandemia às mudanças na alfabetização, gera mais atrito do que coordenação com essas esferas administrativas.

Weintraub havia prometido o melhor Enem de todos os tempos, ciente da importância que essa porta de acesso às universidades federais adquire nas vidas de jovens. O que se viu em 2019 foi uma trapalhada nas correções da prova, para não mencionar percalços persistentes até hoje em licitações para a gráfica encarregada da impressão.

Por onde quer que se contemple a presença de Weintraub no MEC, uma conclusão se impõe: falta educação nas ações do ministro.

editorial@grupofolha.com.br