Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/05/2020 - Notícias

Câmara retira servidores da educação da regra de congelamento de salários

Por causa das alterações, o projeto retornará para o Senado

Câmara retira servidores da educação da regra de congelamento de salários

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (05/05), em sessão virtual, a retirada dos servidores da educação pública da regra que estabelecia o congelamento de salários em contrapartida ao socorro da União aos estados e municípios em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) enviou ofício aos deputados federais goianos pedindo apoio para alteração do texto para que o projeto ficasse mais claro.

O sindicato também defendeu que os professores deveriam ser excepcionados das medidas, uma vez que, assim como os servidores da Saúde e da Segurança Pública, também estão na linha de frente do combate ao vírus. “Que o texto seja mais claro para que não haja mais prejuízos para os professores, que já amargam anos e anos sem qualquer reposição inflacionária”, constava no ofício do Adufg.

O texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/20, oriundo do Senado, já foi aprovado. A proposta prevê ajuda de R$ 125 bilhões para os estados, o Distrito Federal e os municípios e substitui versão aprovada em abril pela Câmara (PLP 149/19).

A luta dos professores, agora, é no Senado. Com as alterações, o texto terá de retornar para apreciação dos senadores. "A educação deve ser considerada essencial no combate à pandemia. A responsabilidade pela crise não pode ser colocada nas costas dos professores”, ressalta o presidente Flávio Alves da Silva.