Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/05/2020 - Notícias

Grupo de Estudos do IESA mapeia a Covid-19 para o ensino nas escolas

Grupo de Estudos do IESA mapeia a Covid-19 para o ensino nas escolas

Com o objetivo de fornecer informações creditáveis, conter a desinformação e evitar a propagação de notícias falsas, o Grupo de Estudos e Pesquisas de Cartografia para Escolares (GECE) do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG) desenvolveu o material “Cartografia da Covid-19: orientações para uso no ambiente escolar”, que acaba de lançar sua segunda seção.

O intuito maior é de assegurar condições dos usuários das plataformas de visualização da Covid-19 transformarem os dados e as informações divulgadas em conhecimentos acerca desse fenômeno. Inclusive a partir de constante atualização por parte dos pesquisadores.

“No contexto da pandemia, estamos vendo muitas plataformas online com mapas sobre o avanço [da doença]. Pensamos em desenvolver este material justamente pensando em quais são as fontes oficiais, mais seguras, publicadas na primeira versão que chamamos de Seção Nº1”, explica o professor Diego Tarley Ferreira Nascimento.

Foram utilizadas fontes como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde e mesmo dados levantados pela própria UFG. “Agora na Seção Nº2 desenvolvemos um material orientando como estes mapas são elaborados e como eles podem ser utilizados, como você pode fazer a leitura da informação através destes mapas”.

Você pode acessar este material através do link: https://lepeg.iesa.ufg.br/p/32483-cartografia-da-covid-19