Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/05/2020 - Notícias

Adufg disponibiliza requerimento para solicitação de reagendamento de férias

Documento deve ser enviado ao Departamento Pessoal por professores que se sentirem prejudicados por não poderem usufruir das féridas por causa da Covid-19

Adufg disponibiliza requerimento para solicitação de reagendamento de férias

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), disponibilizou um requerimento para que professores solicitem o reagendamento do período de férias. O docente que se sentir prejudicado por não poder usufruir das férias por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), deve encaminhar o documento ao Departamento Pessoal para que as férias sejam alteradas em momento a ser informado pelo próprio professor.

Para assessoria jurídica do Adufg, as férias não podem ter uma interpretação isolada, que esvazie seu conceito, função e fundamentação constitucional, ignorando sua função social. O entendimento está em acordo com o parecer técnico emitido por causa da MP 927 de 22/03/2020 pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Outro elemento lesivo aos trabalhadores e afrontoso à Constituição decorre da permissibilidade escancarada que a MP 927 veicula em relação à antecipação de férias e feriados, com postergação de pagamentos (art. 13), mediante a qual se passa a considerar que, em sua permanência doméstica compulsória, o trabalhador possa estar em pleno gozo do descanso preconizado anualmente pela Carta Magna (art. 7º, XVII, da Constituição brasileira)", diz trecho do parecer.

Conforme o parecer da OAB, “situação de excepcionalidade não deve ser considerada fator suficiente a compensar o direito à fruição de férias, assim como dos feriados, haja vista que a recomposição de energias e o desfrute de atividades de lazer, nos contextos familiar e social não são acessíveis aos trabalhadores que venham a observar recomendações de isolamento social nas atuais circunstâncias de vulnerabilidade extrema ao contágio resultante da pandemia do novo coronavírus".

Caso o pedido seja negado pela universidade, o professor deve ecaminhar a negativa formal para o e-mail juridico@adufg.org.br. Clique aqui e acesse o requerimento para solicitação de reagendamento.